Ford associa-se à Alibaba para vender veículos online e em vending machines
A Ford estabeleceu uma parceria com a Alibaba (empresa chinesa de comércio digital) para vender automóveis na China através de uma plataforma online.
Com esta associação, a Ford pretende aumentar as vendas online do seus modelos, nomeadamente veículos eléctricos. Os Ford serão adquiridos de forma directa online e disponibilizados através de enormes vending machines Tmall. Este modelo prescinde dos tradicionais concessionários e permite que consumidores realizem test drives de forma bastante inovadora.
Recorrendo à app Taobao da Alibaba, os consumidores escolherão o automóvel que querem testar, introduzirão informação pessoal, incluindo uma selfie, e realizarão um depósito. Depois, dirigir-se-ão a uma vending machine que utilizará tecnologia de reconhecimento facial ou um código para disponibilizar o automóvel seleccionado para ser testado durante três dias. Se um consumidor desejar, poderá comprar um veículo directamente através da app.
A Ford passará a vender veículos no mercado online Tmall (propriedade da Alibaba) e integrará o sistema de infoentretenimento da Alibaba nos seus modelos, que, ao contrário das soluções rivais, é uma plataforma open-source para produtos conectados. A integração do sistema da Alibaba nos veículos da Ford merece destaque, pois os construtores de automóveis estarão cada vez mais dependentes das empresas de tecnologia para desenvolverem ofertas competitivas.
A Alibaba tenciona estrear duas vending machines Tmall em Janeiro, uma em Xangai e outra em Nanquim. Prevê abrir outras em várias cidades chinesas ao longo de 2018.
Nem todos poderão aceder ao serviço, será necessário uma pontuação superior a 700 no sistema de crédito social “Sesame Credit”, actualmente a ser desenvolvido pela Ant Financial Services Group, uma filial da Alibaba e parceira do governo chinês.
[Fotografia de capa: vending machine Tmall]
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários