Ford apresenta o Mustang GTD, o mais arrojado de sempre
Uma máquina para devorar recordes e proporcionar as sensações de um carro de competição para o comum dos condutores em estrada. Assim é o novo Ford Mustang GTD, o novo ‘monstro’ produzido pelo construtor norte-americano.
O GTD é o Mustang mais arrojado e evoluído de sempre, uma edição limitada, concebido em paralelo com o Mustang GT3 de competição e pronto para enfrentar os melhores ‘performance cars’ do mercado.
Para isso conta com o motor V8 de 5,2 litros sobrealimentado, desenvolvido para o efeito, com entradas de ar duplas e o primeiro sistema de óleo de motor de cárter seco instalado num Mustang de estrada, desenvolvendo mais de 800 cv de potência. As mais de 7.500 rpm do motor cantam através do sistema de escape de válvulas ativas em titânio.
Concebido e projetado como uma colaboração entre a Ford e a Multimatic, que desenvolveu o Mustang GT3, o Mustang GT4 e o Ford GT, vencedor de Le Mans, com o Mustang GTD a Ford tem intenção que este se torne numa parte icónica da sua história. E também que complete o mítico Nürburgring-Nordschleife em menos de 7 minutos.
Para o exterior, a Ford tirou partido do seu conhecimento da utilização extensiva de fibra de carbono para reduzir o peso do Mustang GTD, com painéis neste material para baixar o centro de gravidade e melhorar a sua capacidade de resposta. Os guarda-lamas, o capô, a cobertura que substitui a tampa da bagageira, as soleiras das portas, o splitter dianteiro, o difusor traseiro e o tejadilho são todos em fibra de carbono.
O pacote aerodinâmico disponível inclui funcionalidades pioneiras presentes nos automóveis de competição, bem como alguma tecnologia que seria ilegal nas corridas, como os flaps dianteiros controlados hidraulicamente para gerir o fluxo de ar para o equilíbrio aerodinâmico em coordenação com a asa traseira ativa. Onde antes existia uma bagageira, existe agora a suspensão semi-ativa, um sistema de controlo hidráulico e um sistema de arrefecimento do eixo de transmissão que utiliza uma cobertura inspirada nas corridas que substitui a tampa da bagageira e inclui duas conchas de ar para canalizar o ar do vidro traseiro para a área e através dos permutadores de calor.
A Ford separou a caixa de velocidade do motor, colocando-a na traseira do Mustang GTD para uma distribuição de peso de quase 50/50. Com a suspensão dianteira renovada, a suspensão traseira apresenta um sistema ‘pushrod’ ao estilo do desporto motorizado, permitindo melhores sensações de condução em curva. As definições da suspensão permitem, ainda, uma altura de condução quase 40 mm mais baixa no modo Track e, no geral, tem uma via quase quatro polegadas mais larga do que o Mustang GT.
A produção do Mustang GTD será limitada e espera-se que o preço comece nos 300.000 dólares. Será produzido na fábrica de Flat Rock da Ford e depois será transportado para as instalações da Multimatic em Markham, no Canadá, onde será trabalhado à mão para uma precisão inspirada nas corridas pelas equipas da Ford Performance e da Multimatic. O Mustang GTD estará disponível entre o final de 2024 e o início de 2025.
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