Fomos conhecer Susanne Hägglund, a nova Managing Director da Volvo em Portugal
Em Portugal desde o final do ano passado, Susanne Hägglund é a nova Managing Director da Volvo no nosso país e já fala umas boas palavras de português. No seu discurso de apresentação, é fácil perceber que está preparadíssima e determinada em orientar o futuro da marca, através de valores e conceitos que começam a ser cada vez mais raros, mas sempre com os olhos postos no futuro e com metas bem definidas.
Num início de ano em que ainda se fazem contas ao que aconteceu em 2021, com todas as complicações e dificuldades que já conhecemos, a Volvo apresenta um crescimento de 5,6% nas suas vendas mundiais, o que representa um número global em torno das 700 mil unidades.
A grande diferença, no entanto, está no facto das vendas de modelos eletrificados terem crescido mais de 70% face a 2020, sendo que 27,1% do valor global é referente a versões híbridas plug-in e 3,7% aos veículos totalmente elétricos, que, para já, são apenas representadas por um único modelo.
No que apenas diz respeito ao mercado nacional, em 2021 a Volvo voltou a ser a marca Premium mais vendida, sendo que em Portugal, as versões Recharge também tiveram um crescimento considerável e já representam mais de metade do total de vendas. O modelo mais vendido continua a ser o XC40, seguindo da carrinha V60 e do SUV XC60. Depois dos números, tivemos oportunidade de conhecer um pouco melhor Susanne Hägglung, a nova Managing Director da marca em Portugal e não há como não ficar inspirados com a sua história e com os valores que traz consigo.
“Estou muito entusiasmada por estar em Portugal e espero, sinceramente, dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui e, de alguma forma, conduzir uma transformação que julgo necessária nestes tempos tão desafiantes de mudança da indústria, da sociedade e do consumidor. A eletrificação requer transformações em todo o ecossistema! Precisamos evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% elétrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional.”
“O que encontrei em Portugal foi verdadeiramente espantoso. A equipa, e aqui incluo para além da Volvo Car Portugal também os nossos concessionários, está a fazer um excelente trabalho posicionando a Volvo como uma marca forte no mercado. São pessoas verdadeiramente comprometidas com os valores da marca e a sua jornada. Queremos ser uma marca Pessoal, Sustentável e Segura: Pessoal porque para nós, tudo começa e tudo termina nas pessoas; Sustentável porque se somos parte do problema, teremos que ser parte da solução; Segura porque essa é a nossa génese e 1 milhão de vidas salvas depois, queremos continuar”.
Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Car Portugal
Dar o devido valor às pessoas com que se trabalha, fomentando uma relação mais próxima e até divertida, em vez que gerir tudo em função dos números e dos lucros, foi o que mais nos inspirou na apresentação de Susanne Hägglund e na filosofia que a marca está a seguir para o seu futuro.
Ao contrário das frases bonitas criadas pelo marketing e das ideias que ficam bem nos posts das redes sociais, a Volvo prefere simplesmente estar a fazer algo. Algo sério. Algo que pode mesmo mudar o futuro. Seja a construção de uma nova fábrica de baterias e de um centro de desenvolvimento, seja na mudança de atitude de todos os seus colaboradores, seja nos mais variados detalhes que vamos conhecendo e que não ficam só no papel.
Quem segue a marca há algum tempo, lembra-se da promessa de tornar os seus carros mais seguros e todos sabemos o que a segurança representa para a Volvo. Além das patentes que estão abertas a todos os que as queiram utilizar, a marca já consegue afirmar que já salvou mais de um milhão de vidas. E agora, depois da promessa da segurança, surge a da sustentabilidade. Vamos lá…
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