Finlândia vence Prémio de Segurança Rodoviária Europeu de 2024. Portugal longe do prémio
A segurança rodoviária é um tópico que continua muito presente na Europa. Os esforços feitos para reduzir o número de mortos na estrada é grande, mas o reflexo desse esforço não se reflete em todos os países. No entanto, há um que se destacou.
A Finlândia venceu o prémio de 2024 do Conselho Europeu da Segurança dos Transportes (ETSC) pelo progresso em segurança rodoviária, reduzindo as mortes nas estradas em 29% na última década, comparado aos 16% de média na União Europeia. O prémio, conhecido como Índice de Desempenho da Segurança Rodoviária (PIN), destaca a abordagem estratégica e abrangente da Finlândia para melhorar a segurança de todos os utentes da estrada.
20.418 mortes em 2023
O anúncio do prémio da Finlândia coincidiu com novas estatísticas do ETSC, mostrando 20.418 mortes nas estradas da UE em 2023, uma redução de apenas 1% em relação a 2022, abaixo da meta anual de 6,1% necessária para reduzir em 50% as mortes até 2030. Após as eleições europeias recentes, o ETSC apela à criação de uma agência de segurança rodoviária da UE para gerir veículos autónomos e investigar acidentes, uma vez que outros modos de transporte na Europa já possuem agências específicas. O ETSC também solicita à Comissão Europeia que reveja a regulamentação de segurança dos veículos e reforme as inspeções técnicas para acompanhar as novas tecnologias. 100.000 pessoas morreram nas estradas da UE nos últimos cinco anos e outras 100.000 morrerão nos próximos cinco se nada mudar.
Evolução relativa da mortalidade rodoviária entre 2013 e 2023.
O caso português
Portugal continua longe dos melhores exemplos no que diz respeito à segurança rodoviária. O relatório da ANSR sobre sinistralidade em Portugal Continental indica um aumento de 1,5% nas vítimas mortais em acidentes rodoviários em 2023 em comparação com 2022, embora menor que o aumento de 11,1% de 2022 em relação a 2021. Esse crescimento ocorre num contexto de retoma económica e aumento da circulação rodoviária.
Comparado a 2019, houve uma redução de 4,2% nas mortes rodoviárias em 2023, enquanto a UE27 registou uma diminuição de 10,3%, com contribuições significativas de países como Polónia, Chipre, Bélgica e Dinamarca. Países próximos a Portugal apresentaram variações, com um aumento na Espanha (+1,4%) e uma redução na França (-2,4%).
Entre 2013 e 2023, as mortes rodoviárias nos países da UE27 diminuíram 16,0%. Portugal, embora abaixo da média europeia, mostrou uma tendência de diminuição, posicionando-se entre os extremos (à volta dos 6% de redução). A estabilidade na mortalidade rodoviária em Portugal, apesar de fatores económicos e sociais, sugere a eficácia das políticas de segurança rodoviária implementadas na última década, refletindo um compromisso contínuo com a melhoria da segurança nas estradas.
Mortalidade (mortes na estrada por milhão de habitantes) em 2023 (com mortalidade em 2013 para comparação).
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