FIAT Revela Nova Família de Concepts Inspirados no Panda
A Fiat revelou a sua nova família de concepts inspirados no Panda, marcando uma mudança em direção a um futuro mais sustentável e global. O primeiro modelo será lançado em julho, seguido por um novo veículo anualmente até 2027.
Estes modelos compartilharão uma plataforma global da Stellantis, combinada com a criatividade italiana da Fiat. A empresa está focada em funcionalidade e diversão, com tecnologia para diferentes tipos de motorização e materiais sustentáveis.
A abordagem “less is more” visa eliminar peças redundantes e materiais poluentes. A plataforma transversal permitirá uma fabricação mais eficiente e benefícios para os clientes em termos de acessibilidade e distinção.
City Car
O primeiro concept mostrado no vídeo é o novo City Car. Maior do que o atual Panda, uma espécie de “Mega-Panda”, conta com um design também ele inspirado no local de nascimento da marca: o icónico edifício Lingotto, em Turim, com a sua famosa pista de testes no telhado. Os designers da FIAT inspiraram-se em algumas das características especiais de Lingotto ao criarem a nova linguagem de design: incluindo a leveza estrutural, a otimização do espaço e o brilho. Entretanto, a forma oval do “La Pista 500”, no telhado, deixou a sua marca em alguns dos aspectos do interior do novo modelo: desde o painel de instrumentos ao ecrã e aos bancos.
Além disso, a FIAT está a colocar uma ênfase especial na utilização de materiais sustentáveis, incluindo plásticos reciclados e tecidos de bambu. A marca pretende, também, eliminar algumas das barreiras a uma mobilidade mais sustentável, nomeadamente facilitando o ligar e desligar da tomada com um “cabo auto-enrolante”. A posição de condução elevada e o design robusto fazem deste modelo citadino o aliado perfeito para clientes de todo o mundo, especialmente em ambientes urbanos repletos de pessoas. Mas, ao mesmo tempo, oferece espaço e versatilidade para viagens de fim de semana e férias em família.
Pick-Up
A Pick-Up é o segundo concept que aparece no vídeo. A FIAT é líder de mercado na América do Sul e a pick-up Strada é o veículo mais vendido no mercado brasileiro. No futuro, a FIAT tem a certeza de que este tipo de veículo pode replicar o seu sucesso a nível global, mesmo na Europa. O novo concept Pick-Up da FIAT coloca, realmente, a diversão dentro da funcionalidade e responde à redescoberta global do tempo livre como um valor para as pessoas. A diversão e o carácter prático vão, certamente, espalhar-se por todo o mundo com este modelo, proposta que combina o conceito de uma pick-up com a funcionalidade de um veículo comercial ligeiro e o conforto de um SUV, numa dimensão adequada aos ambientes urbanos de todo o mundo. As atividades ao ar livre são mais do que passatempos, e esta Pick-Up foi perfeitamente concebida para tirar o máximo partido do seu estilo de vida.
Fastback
Herdeiro de dois dos maiores sucessos da Marca – o Fiat Fastback no Brasil e o Fiat Tipo no Médio Oriente e África – este Fastback pretende seguir as suas pisadas e afirmar-se a nível global na América Latina, Médio Oriente e África, e até na Europa. Este concept assenta sobre a mesma plataforma modular e apresenta um toque desportivo. O Fastback é a prova de que a FIAT pode melhorar o seu compromisso sustentável sem renunciar ao desempenho: o dinamismo da silhueta e o desempenho realmente aerodinâmico oferecem um consumo mais baixo e uma modernidade e juventude adicionais face ao oferecido por muitas propostas SUV.
SUV
O quarto concept mostrado no vídeo é um espaçoso SUV familiar, uma espécie de “Giga-Panda”. Em linha com o papel da FIAT como pioneira da mobilidade acessível, inovadora e sustentável, o veículo é mais uma confirmação da ênfase especial que a marca está a dar às necessidades do transporte familiar.
O concept SUV da FIAT vai ao encontro das necessidades dos clientes em termos de segurança, versatilidade e design, trazendo espaço e robustez às famílias de todo o mundo.
Camper
O último concept apresentado é o derradeiro veículo “do-it-all”, uma vez que apresenta o novo estilo dolce vita e volta a ligar as pessoas umas às outras e à natureza. Este conceito presta homenagem à “Fun-ctionality” do Panda dos anos 80, recordando a versatilidade de um automóvel feito para a cidade com as características de um SUV e a alma de um companheiro de confiança.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários