Fiat Chysler Automobiles recolhe mais de 100 mil unidades do Jeep Cherokee
Devido a um problema com a caixa automática ZF de nove velocidades, a Jeep vai recolher, a nível mundial, cerca de 100 mil unidades do Jeep Cherokee.
A revista norte americana “Car and Driver” noticiou que os modelos do Cherokee de 2014 equipados com o motor 3.2 litros V6 e com caixa automática de 9 velocidade, são os únicos abrangidos por esta recolha. Tudo se resume a uma válvula da transmissão que pode avariar e impedir que a embraiagem funciona, levando o sistema de segurança da caixa a passar, automaticamente, da posição D (Drive) para a posição N (neutral). Ou seja, desengatar a caixa de velocidades.
Segundo fonte da FCA e da Jeep, citada pela revista norte americana, pelo menos 3% desses veículos abrangidos pela operação de recolha e reparação, são foram submetidos a intervenções para resolver o problema, ao abrigo da garantia. Isto porque problemas com a transmissão não são novos na Jeep e em particular no Cherokee. Em 2013, a FCA foi forçada a introduzir algumas alterações e até 2016 introduziu 11 atualizações de software da transmissão, que foram sendo aplicados aos carros dos clientes pelos concessionários. Entre os problemas foram citados atrasos na redução, caixas encravadas, resposta lenta ao acelerador, comportamento anormal da alavanca da caixa, enfim, uma série de dificuldades com a caixa ZF de nove velocidades, que não se restringem à Jeep, mas espalharam-se a outras marcas.
Segundo a revista Car and Driver, modelos como o Jeep Renagade, Ram ProMaster, Land Rover Discovery Sport, Fiat 500X, Range Rover Evoque, Honda Pilot e o Acura TLX, todos nos EUA, conheceram problemas com a caixa da ZF.
Das cerca de 100 mil unidades do Cherokee que vão ter de ir à oficina, 83 mil deles estão nos EUA, os restantes 17 530 unidades estão espalhadas pelo México, Canadá e Europa. Não houve acidentes ou danos materiais ou pessoais registados.
0 comentários