Fiat Centoventi EV é um protótipo elétrico que mostra o novo Panda
O AUTOMAIS já ontem lhe tinha revelado que a Fiat iria mostrar o novo Panda e a casa de Turim não falhou a promessa e revelou o Centoventi EV.
O nome é simples de perceber: Centoventi significa 120, o número de anos que a Fiat celebra em 2019. O resto do modelo mostra que a casa de Turim não esqueceu o segmento onde já dominou, juntando no estilo ideias das anteriores gerações do Panda e do Punto, para realizar um protótipo que, como diz a Fiat, representa a mobilidade elétrica de uma forma que só a Fiat consegue.”
O Centoventi está desenhado com a personalização em mente e facilidade de atualização e melhoramento ao longo a sua vida útil. A ideia do protótipo, é oferecer uma base com uma bateria que oferece 100 quilómetros de autonomia. A partir daqui os clientes podem adicionar até três pacotes de baterias extra, um dos quais fica debaixo do banco do condutor, alargando a autonomia para os 500 quilómetros. Segundo a Fiat, a adição de pacotes de baterias não vai afetar o comportamento do carro ou a sua segurança.
O conceito do Centoventi é minimalista: só em uma cor, o interior tem um banco para o condutor e um painel de instrumentos reduzido ao mínimo, mas com encaixes para os extras que o cliente deseje comprar. Aliás tudo no Centoventi é personalizável, como o tabliê, os bancos – que vão desde bancos normais, até bancos para crianças e com mesas para computadores – enfim, tudo. O Centoventi está pensado para que o utilizador se sirva do seu smartphone para fazer de ecrã para as funções do veículo. Mas há nas opções um ecrã se assim o cliente desejar.
A personalização e as opções são tantas que Oliver François, patrão da Fiat, descreveu o Centoventi como “um Model T (o primeiro carro da Ford com montagem em série) mas com uma capa de iPhone.”
Como o carro só tem uma cor – como o Ford Model T em 1910 – a Fiat oferece tejadilhos coloridos, para choques e ilhargas coloridas, possibilidade de colocar película colorida na carroçaria, enfim, um mundo impressionante de personalização. O carro terá um tejadilho amovível que pode ser ocupado por um tejadilho de abrir, uma persiana de lona ou ter um porta bagagens. Haverá, até, peças feitas em impressora 3D entre as muitas possibilidades de personalização. Peças que podem ser encontradas nos concessionários, em fornecedores externos e até vendedores de peças em segunda mão. Ou seja, o carro quase tão personalizável como um smartphone.
Para Oliver François, o Centoventi “é a personificação daquilo que a Fiat faz melhor: menos é mais!” Naturalmente que tudo isto é virtual e não se sabe até que ponto toda esta personalização vai chegar á produção em série. Certo é que o protótipo antevê o novo Fiat Panda, desconhecendo-se se a Fiat vai oferecer tudo isto no novo modelo.
Com 3680 mm de comprimento, 1740 mm de largura e 1527 mm de altura, o Centoventi tem uma distância entre eixos de 2430 mm, cifras que deixam claro que cabe no segmento dos citadinos com a preocupação de oferecer amplo espaço interior.
Notas divertidas do Centoventi? Na frente há um sinal luminoso que indica a carga das baterias e na traseira, incluído na ampla porta traseira, está um dispositivo que torna o veículo num dispositivo de redes sociais, com as mensagens a serem partilhadas com o exterior do carro. Em movimento, exibirá o logótipo da Fiat, parado pode revelar mensagens do “Messenger” ou de outras redes sociais, ou então, tornar-se num “outdoor” publicitário.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários