Felicity Ace continua a arder em alto mar com centenas de Porsche e Bentley a bordo
Criado com o objetivo de transportar automóveis, o Felicity Ace já conta com alguns anos no ativo, mas na sua última viagem foi detetado um incêndio a bordo, fazendo com que fosse necessário evacuar os 22 membros da tripulação. Para trás ficaram quase quatro mil automóveis do Grupo Volkswagen que estavam a caminho dos Estados Unidos, fazendo com as próximas semanas sejam algo trabalhosas para as companhias de seguros envolvidas.
O alerta foi dado na manhã da passada quarta-feira, quanto o Felicity Ace estava a cerca de 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores. Devido a um incêndio a bordo, ainda sem explicação oficial, a tripulação de 22 pessoas foi obrigada a abandonar o navio, sendo recolhidas por outros navios que se encontravam na zona e posteriormente resgatadas pela Marinha Portuguesa.
Também a bordo, estão quase quatro mil automóveis do Grupo Volkswagen, com modelos da Volkswagen e da Audi, mas também da Porsche, da Bentley e da Lamborghini, entre outros. Segundo um porta-voz do Grupo VW, são cerca de 1100 Porsche 189 Bentley a bordo, que estavam a ser transportados do Porto de Emdem, na Alemanha, para Davisville, um Porto situado 70 milhas a sul da cidade de Boston. Sendo que ainda estava prevista uma paragem em Houston, no Texas.
Além dos números declarados pela marca, há ainda informações num fórum, onde são os próprios proprietários dos carros que seguiam a bordo a divulgar que os modelos que iriam receber estavam a bordo do Felicity Ace. O primeiro dos mais mediáticos foi o YouTuber Matt Farah, do canal The Smoking Tire, que diz que o seu novo Porsche (um Boxster Spyder), “está à deriva, possivelmente a arder, no meio do oceano”, mas também há relatos de que a bordo também estão as primeiras unidades produzidas do Lamborghini Aventador Ultimae (a versão que encerra a produção deste modelo da Lamborghini) e até alguns dos Bugatti Chiron que se encontravam a caminho dos Estados Unidos.
O fogo continua ativo a bordo do navio e segundo relatos da própria Marinha Portuguesa, baseados em dados obtidos com camaras térmicas, há focos de incêndio em todas as zonas do navio. E uma vez que há diversos modelos elétricos a bordo, será necessário equipamento adequado para lidar com incêndios nas baterias de lítio. Com todas estas informações, a esperança de salvar alguns dos automóveis transportados, está cada vez mais reduzida.
A Marinha continua a acompanhar a situação, tendo presente, no local, o navio patrulha oceânico NRP Setúbal, que se encontra também a verificar eventuais fontes de poluição.
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