Faleceu Hazel Chapman, mulher de Colin Chapman e co-fundadora da Lotus
Hazel Chapman, uma das caras da Lotus, faleceu aos 94 anos.
A Lotus anunciou que Hazel Chapman, mulher de Colin Chapman e co-fundadora da Lotus, faleceu aos 94 anos. Para além de piloto de sucesso e mulher de negócios, Hazel teve um papel muito importante no desenvolvimento da marca britânica na segunda metade do século passado. “Este é um dia muito triste para todos os associados da Lotus em todo o mundo. Sem Hazel Chapman não haveria Lotus. Toda a equipa de Hethel, e todos aqueles que trabalham nas nossas instalações, enviam as sinceras condolências e votos de felicidade à família Chapman”, diz Matt Windle, diretor administrativo da Lotus Cars.
Hazel Williams nasceu no dia 21 de maio de 1927 em Londres. Conheceu Colin Chapman em 1944 num baile e, à medida que a relação desenvolvia, os pais de Hazel permitiram que Colin usasse a garagem fechada nos fundos da casa para construir o primeiro Lotus, o Mark 1. Quando o mesmo foi chamado a ingressar na Royal Air Force, Hazel manteve a Lotus ativa ao continuar a construção do Mark 1 e, em seguida, o Mark 2. Em 1952 a Lotus tornou-se numa companhia limitada, fundada e paga pela própria Hazel.
Dois anos mais tarde casaram-se e durante o crescimento da Lotus Hazel assumiu cargos nas mais variadas vertentes de negócio, tendo trabalhado de perto com grandes nomes da Fórmula 1 como Jim Clark, Graham Hill, Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, Nigel Mansell ou Ayrton Senna. Foi também a fundadora do clube de automobilismo feminino denominado “The Dog House”.
Depois de ficar viúva em 1982, Hazel Chapman teve um papel fundamental na venda da Lotus, contudo, tornou-se diretora da Classic Team Lotus, a empresa da família que tinha como principal objetivo preservar os carros e o legado de competição da marca. Apesar de ter vendido a Lotus, Hazel manteve contacto com todos os desenvolvimentos ao ponto de assinar o 100 000 carro de estrada produzido pela Lotus em 2018.
0 comentários