Exportações de componentes automóveis continuam a crescer pelo 16º mês consecutivo
789 milhões de euros foi o valor das exportações de componentes automóveis no mês de agosto, representando um aumento de 8,9% face ao mês homólogo de 2022 e continua a ser um dos motores do crescimento económico do país, uma vez que as exportações nacionais de bens, no mesmo período, diminuíram 7,7%.
De acordo com os dados recolhidos pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, este crescimento, representa uma subida pelo décimo sexto mês consecutivo. No acumulado até agosto as exportações de componentes para automóveis ultrapassaram os 8125 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 18,4% face ao mesmo período de 2022.
A Europa concentra o maior volume de vendas realizadas neste ano (89,2%) no que toca à quota das exportações de componentes para automóveis em 2023 por região. Relativamente ao acumulado do ano, as exportações de componentes para automóveis para esta região, até agosto, aumentaram 20,8%, face ao período homólogo de 2022.
Neste particular, o nosso país vizinho continua a ser o principal destino dos componentes automóveis fabricados em Portugal, representando 27,9% das exportações. Além de Espanha, a mesma fonte garante que entre o top 15 de mercados clientes de Portugal, há um aumento nas exportações de componentes automóveis portugueses em catorze deles, realçando-se o aumento de 33,4% de exportações para a Polónia, 35,8% para a Suécia, 38,8% para Marrocos e 47,9% para a Áustria.
Os cálculos da AFIA têm como base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas a 10 de outubro pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.
0 comentários