Experiência AutoSport – Nissan Crossover Event
Cádis foi o destino reservado pela Nissan para a apresentação à imprensa do percurso da marca no mercado crossover. Durante dois dias, tivemos oportunidade de tomar contacto com os modelos Qashqai e X-Trail. O maior destaque deste evento foi para a oportunidade de os experienciarmos no ‘habitat’ off road…
O Nissan Crossover Event, como o próprio nome indica, serviu para a marca apresentar o caminho que tem traçado e cimentado num segmento em que o modelo Qashqai lhe tem permitido granjear franco sucesso, desde o seu surgimento, em fevereiro de 2007. 10 anos volvidos, os números não enganam e a tendência de crescimento continua a falar por si. Em 2016, a Nissan liderou a tabela de vendas de crossover na Europa e comercializou 50 mil veículos em Portugal desde o início desta odisseia.
Off Road
Para o efeito foram delineados dois percursos – um para cada modelo – com cerca de 5 km, da autoria do piloto espanhol Enrique Bonafonte, que já realizou várias edição do Dakar. Resultado, dois traçados curtos e bastante diversificados, devidamente adaptados às características de cada crossover, permitindo avaliá-los neste capítulo.
Em mãos tivemos o Nissan Qashqai com motor 1.6 litros de 136 cv e caixa manual de seis velocidades. Um carro não tão talhado para o fora de estrada, como o seu irmão mais velho, o X-Trail, e que por isso mesmo mais surpreendeu. Mostrou-se ágil quando baste, com particular destaque para a suspensão, que assinou um franco compromisso entre amortecimento e conforto num trilho em que passámos por terra, empedrado, buracos, pequenas valas, areia solta e alcatrão. A caixa manual de seis relações também ajudou, permitindo manejar a nosso bel-prazer o Qashqai, uma mais valia nestas condições. O binário disponível tem a conta, peso e medida certos, sem faltas ou excessos, o que se traduz por um balanço também aí positivo.
Já o X-Trail tinha a curiosidade de contar com o novo motor 2.0 dCi de 177cv. Neste caso não tivemos ocasião de o experimentar ao volante em regime off road, com o tempo disponível a confinar-nos a uma volta pelos 5 km no lugar reservado ao pendura. Um percurso bem mais acidentado, bem ao jeito de um irmão mais maduro e experiente, com inclinações e declives pronunciados, chegando, em certas subidas, a deixar de se vislumbrar mais que a sensação de estarmos a pique e a não ver estrada, e em algumas descidas a ficarmos sem percepção do esburacado piso que tínhamos pela frente. Dentro do que a situação de ‘navegador’ nos permitiu, transpareceu a ideia de, sendo confortável, os seu peso no mau piso exigiu algum esforço do motor e suspensão. A versão 4X4 em que andámos estava acoplada com caixa Xtronic, que não pareceu ser a opção mais indicada para aventuras desta índole, limitando o condutor no capítulo da gestão das relações.
O teste contemplou um percurso em areia solta. Selecionadas as opções 4X4 ‘locked’ e controlo de tração desativado, o X-Trail encarou bem este tipo de piso, ainda que a experiência tenha sido curta, a tração desenvencilhou-se bem das partes de areal que encontramos ao longo de umas centenas de metros. Em autoestrada tivemos a oportunidade de tomar mão ao X-Trail, que tem um rolar prazeroso e macio e em que a caixa Xtronic se enquadra totalmente. Um boa experiência que permitiu atestar as valências dos modelos em pisos que usualmente não fazem parte do nosso quotidiano e que serviram para mostrar as capacidades que Qashqai e X-Trail trazem na bagagem…
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