Europa preparada para a transição elétrica?
A Europa continua com melhorias significativas no nível de preparação para os Veículos Elétricos (VE) em todo o continente. Esta é a principal conclusão do EV Readiness Index 2023 da LeasePlan, uma análise abrangente referente à preparação de 22 países europeus para os carros elétricos.
Portugal encontra-se no meio da tabela, na 12ª posição entre os 22 países analisados, descendo uma posição face a 2022, contudo regista uma evolução nos fatores referentes ao número de VE e à infraestrutura de carregamentos. O país mantém um excelente score no fator TCO (Total Cost Ownership), maioritariamente devido aos subsídios à compra e incentivos fiscais existentes no país.
Recorde-se que o Índice em análise se baseia em três fatores, nomeadamente o número de registos de VE, a maturidade da infraestrutura de VE e o Custo Total de Propriedade (TCO) de VE em cada país.
Para António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal “É ótimo ver uma melhoria significativa nos resultados deste ano em Portugal – gradualmente temos vindo a dar passos importantes para estarmos mais preparados para a mobilidade elétrica. É essencial que agora mantenhamos esta tendência de crescimento: o índice mostra que os condutores portugueses estão prontos e dispostos a mudar. Do nosso lado, temos feito todos os esforços para tornar esta transição o mais acessível possível, com a criação de produtos como o eMotion Plan, que oferece uma solução chave na mão ao cliente – com carregador, instalação e cartão de carregamento para a via pública. Queremos que mais condutores em Portugal possam fazer a transição para a mobilidade elétrica e, embora os resultados deste ano sejam promissores, temos ainda trabalho a fazer.”
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Principais conclusões do EV Readiness 2023:
• No geral, o EV Readiness apresentou um aumento de 12% (72 pontos combinados) em todos os países inquiridos, destacando uma melhoria geral da maturidade dos VE em toda a Europa;
• A maturidade do mercado de VE aumentou 19% (+42 pontos) em toda a Europa, refletindo a melhoria geral da penetração dos VE nos países europeus;
• As infraestruturas de carregamento melhoraram consideravelmente, com um aumento de 43% (+45 pontos) em toda a Europa. No futuro, será essencial que os governos locais, nacionais e europeus invistam em infraestruturas de carregamento, para garantir que existem soluções de carregamento para acompanhar o aumento da procura;
• Embora os VE ainda sejam mais acessíveis na maioria dos países europeus em comparação com uma alternativa ICE (Internal Combustion Engine), a maturidade do TCO dos VE diminuiu ligeiramente em 6% (-14 pontos). Esta descida está relacionada, principalmente, com o aumento dos preços da energia em 2022;
• Portugal registou um aumento de 5 pontos face a 2022 (passou de 27 para 32 – em 50 possíveis), no entanto perdeu uma posição no ranking dos 22 países analisados;
• O mercado português teve um aumento de registos de VE nas estradas, aumentando o seu score na categoria face a 2022 (de 10 para 12 pontos), e já representam 22% da quota de mercado no setor automóvel;
• No fator “Maturidade da Infraestrutura de VE” Portugal apresentou um aumento de 3 pontos (somando um total de 5 – em 13 possíveis). Apesar da melhoria, a estrutura de carregamento ainda carece de desenvolvimento e é um dos principais entraves à aquisição de veículos elétricos.
• O score no fator TCO manteve-se em relação a 2022 (15 pontos), demonstrando que apesar do aumento dos preços da eletricidade, os subsídios à compra e incentivos fiscais existentes no país têm reflexo no custo de aquisição e manutenção de um elétrico, fazendo com que seja mais rentável em comparação a um veículo a combustão.
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