EuroNCAP divulga um conjunto de resultados que envolve dez novos modelos
Oito construtores foram postos à prova com um total de dez modelos, ficando quase todos com a desejada classificação máxima de cinco estrelas.
A nova comunicação de resultados da EuroNCAP inclui um total de oito construtores e dez automóveis, com excelentes resultados, de uma forma geral. Em destaque, no entanto, ficou o novo Mercedes-Benz EQE que, além das cinco estrelas, também conseguiu uma distinção de “Very Good” para o seu sistema de assistência ao condutor em autoestrada.
Apesar de se encontrar disponível apenas em opção, o sistema Active Distance Assist Distronic com Active Steering Assist revelou um desempenho muito preciso. Além disso, foi o primeiro a passar pelos testes da EuroNCAP que incluía a possibilidade de, caso não haja reação por parte do condutor, conseguir passar automaticamente e com o máximo de segurança para a faixa mais lenta, antes de imobilizar o veículo e assinalando visualmente a sua presença.
Segundo Michiel van Ratingen, o secretário-geral da EuroNCAP, “A condução totalmente autónoma ainda vai demorar a chegar, mas o trabalho de base está a ser preparado por sistemas de condução assistida robustos e de alto desempenho como este da Mercedes. Parabéns a eles pela sua classificação de ‘Very Good’, e por terem obtido a sua quarta classificação de segurança de cinco estrelas este ano“.
Quanto aos restantes modelos, o BYD de origem chinesa também conquistou um resultado de cinco estrelas, graças a um bom desempenho nos testes de colisão e à presença de diversos sistemas de segurança. Segundo a EuroNCAP, os outros dois modelos presentes nestes testes e que também são construídos na China – o Citroën C5-X e o primeiro automóvel da Mobilize (marca de mobilidade de Renault) – é que alcançaram um resultado de apenas quatro estrelas, essencialmente, devido à falta de alguns equipamentos de segurança ou de um desempenho melhorável nos testes de segurança ativa.
Os dois modelos da Seat presentes nesta última dose de testes da EuroNCAP também tinham algumas falhas nos equipamentos de segurança, tais como o airbag central, por exemplo, mas acabaram por compensar noutras áreas, conseguindo chegar ao resultado global de cinco estrelas.
Quanto aos BMW X1 e Série 2 Active Tourer, o seu resultado ficou bastante aproximado entre os dois, conquistando com uma boa margem as desejadas cinco estrelas, mesmo com um cenário de testes bem mais exigente como foi o deste ano. Além destes dois, também o novo Mazda CX-60 conquistou bons resultados, superando de uma forma bastante confortável todos os testes a que foi sujeito.
A terminar, a atualização do Volkswagen Golf da oitava geração foi novamente testada, uma vez que este modelo passou a contar com um airbag central, pré-tensores de colo nos cintos de segurança, assistência ativa em cruzamentos e um novo sistema de deteção de fadiga. E por tudo isto, volta a conquistar as cinco estrelas, mesmo com critérios de teste mais exigentes. Por último, a versão híbrida do Nissan Juke foi adicionada aos resultados de 2019, altura em que foi testado o modelo com motor de combustão.
E agora, caso tenha estômago para isso, aqui ficam os vídeos com todos os testes efetuados a este último grupo de modelos:
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários