Euro NCAP realizou novos testes a sistemas de condução assistida. Quem se saiu melhor?
A Euro NCAP realizou testes às tecnologias de condução assistida dos BMW iX3, Cupra Formentor, Ford Mustang Mach-E, Hyundai Ioniq 5, Polestar 2, Opel Mokka-e e Toyota Yaris.
Os sistemas de condução assistida fazem parte de grande parte dos modelos novos, mas nem todos funcionam da mesma maneira. Para testar estes mesmos sistemas, a Euro NCAP decidiu basear-se em dois critérios de avaliação: competência na assistência à condução e reserva de segurança. A nova bateria de testes foi feita a sete modelos: BMW iX3, Cupra Formentor, Ford Mustang Mach-E, Hyundai Ioniq 5, Polestar 2, Opel Mokka-e e Toyota Yaris. Mas afinal, qual se saiu melhor?
Te todos os modelos, apenas o BMW iX3 conseguiu a avaliação máxima “Muito Bom”. O modelo alemão equipado com o sistema “Driving Assistant Professional” foi bastante elogiado pela Euro NCAP ao obter 83% em competência e 86% na reserva de segurança. No patamar inferior, o “Bom”, ficaram mais dois SUV: Cupra Formentor e Ford Mustang Mach-E. No caso do Cupra, a avaliação foi de 70% e 74%, enquanto o elétrico norte-americano conquistou 69% e 83%.
No nível “moderado”, ficaram o Hyundai Ioniq 5 (77% e 50%) e Polestar 2 (50% e 85%). Por fim, com as piores classificações “Entrada”, ficaram o Opel Mokka-e, com 57% e 44%, e o Toyota Yaris com 56% e 53%.
“Os carros ainda não são capazes de uma condução totalmente automatizada e os condutores não devem ser enganados ao pensar que sim. Relatórios da América destacaram os problemas sérios que podem acontecer quando as pessoas têm uma expetativa irrealista do que esses sistemas podem oferecer e quando o carro que estão a conduzir não tenta ativamente colocá-las de volta na estrada. Estamos satisfeitos por perceber que os fabricantes representados nesta ronda de testes deixaram claro o nível de apoio que podem oferecer”, refere Michael Van Ratingen, Secretário Geral da Euro NCAP.
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