Estudo revela que há várias tecnologias nos carros novos que não são utilizadas pelos condutores
De acordo com o estudo da J.D. Power, vários condutores não têm interesse em utilizar certas tecnologias presentes nos carros novos.
Nos carros novos, a tecnologia está cada vez mais presente. De facto, os sistemas de infotainment já não se limitam a ter menus de áudio, mapa ou funções do veículo, apresentam sim várias soluções dos mais variados tipos desde meteorologia ou até lojas digitais. Contudo, parece que estamos a chegar a um ponto em que começa a ser necessário dizer “Chega”. De acordo com o estudo da J.D. Power, há certas tecnologias dos veículos que não geram qualquer interesse de utilização por parte dos condutores.
A investigação Tech Experience Index chegou à conclusão de que mais de um terço das tecnologias avançadas encontradas nos veículos não são utilizadas pelos utilizadores nos primeiros três meses após a compra. Para além disso, 61% dos inquiridos responderam que nunca utilizaram os mercados digitais presentes no veículo, dos quais, 51% diz que não necessita desta funcionalidade.
“Os preços dos veículos novos estão bastante altos, em parte como resultado de cada vez mais conteúdo”, afirma Kristin Kolodge, diretora executiva de interface homem-máquina da J.D. Power. “Está tudo bem se os proprietários receberem valor pelo dinheiro, mas alguns recursos parecem ser um desperdício para muitos proprietários”.
Ainda assim, nem tudo é mau. Há tecnologias nos carros novos que fazem sentido estarem presentes e são efetivamente utilizadas pelos condutores. As câmaras traseiras ou de 360º estão entre as funcionalidades mais procuradas e apreciadas pelos consumidores, bem como as funções “one pedal” nos carros elétricos.
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