Estudantes voltam aos protestos pelo clima: ‘Fim ao Fóssil: Ocupa!’

By on 26 Abril, 2023

O movimento ‘Fim ao Fóssil: Ocupa!’ em que os jovens reclamam o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e “eletricidade 100% renovável e acessível para todas as famílias até 2025”, voltaram hoje aos protestos que se estendem por vinte cidades europeias. Já há notícias de várias cidades europeias: “Nós estamos hoje a bloquear Berlim, Roma, vinte (diferentes) lugares. Estamos a paralisar a cidade para que o Governo se mova”, disse Raphael Thelen, ativista do movimento “Última Geração”, num vídeo transmitido no Twitter.

Em Portugal, os estudantes voltam também a partir de hoje a ocupar escolas e universidades para demonstrar que “a crise climática não é aceitável para o futuro de qualquer pessoa na sociedade”, numa iniciativa do movimento “Fim ao Fóssil: Ocupa!”.

As ocupações têm estado a ter lugar em Lisboa (Instituto Superior Técnico, faculdades de Letras e Psicologia da Universidade de Lisboa e Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão), no Porto (Escola Artística de Soares dos Reis) e Faro (Universidade de Faro e Escola Secundária Tomás Cabreira).

Justificando à Agência Lusa o protesto, a ativista Teresa Núncio, porta-voz das ocupações pelo fim ao fóssil em Portugal, disse que a crise climática se mantém “e continua a agravar-se”, e “não é normal nem aceitável para o futuro dos estudantes e de qualquer pessoa na sociedade”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)