Entrevista exclusiva com Luca Napolitano, responsável pelas marcas Fiat e Abarth
Formado pela Universidade de Roma na área de economia e Comércio, Luca Napolitano passou pela Ford durante cinco anos, antes de se mudar para o grupo Fiat em 2000. Na época foi o responsável pelo desenvolvimento da rede na Europa da marca Lancia. Passou pela liderança do departamento de vendas da Lancia e Alfa Romeo em Itália, foi para Espanha liderar a Alfa Romeo, a Lancia e a Jeep entre 2008 e 2010, até tomar o leme da Fiat em Itália. Esteve pouco tempo nesse cargo (apenas semanas) até ser nomeado responsável das operações comerciais da Fiat com responsabilidade por nove países, entre eles Portugal.
Passou pela direção da Fiat Chrysler Automobiles em Portugal e Espanha entre 2012 e 2015, chegando ao topo da carreira com a nomeação em 2015 para o cargo de responsável europeu das marcas Fiat e Abarth, acumulando o papel de responsável pelo desenvolvimento de rede da FCA, além de ter a responsabilidade de posicionamento das marcas Fiat e Abarth, além do desenvolvimento estratégico das redes de distribuição de todo o grupo FCA.
Nesta entrevista, o foco foi a Abarth que, cada vez mais, se afirma como marca independente, apelando aos sentidos e à história da casa fundada por Carlo Abarth.
Quais foram os resultados da Abarth em 2018?
Foi um ano recordista para nós, em termos de vendas e de resultados desportivos. Com quase 24 mil unidades registadas e um crescimento de 36,5% face ao ano anterior, a Abarth registou um novo recorde de vendas com excelentes resultados em vários mercados. Países como o Reino Unido, por exemplo, onde vendemos mais de 5600 unidades, representando um crescimento de 27% que é recorde naquele país. No desporto, estivemos muito bem com o Abarth 124 Rally. No seu segundo ano de competição, tornou-se dominador da classe FIA R-GT, registando mais de 40 vitórias à classe numa dúzia de campeonatos e conquistando o Campeonato Europeu R-GT e a FIA R.-GT Cup. Grandes resultados que nos levam a celebrar os 70 anos da Abarth com muito orguho.
Porque razão é a competição tão importante para a Abarth?
A história da marca está intimamente relacionada com a competição. Toda a vida de Carlo Abarth (que nasceu em Viena, na Áustria no dia 15 de novembro de 1908, com o nome Karl Albert Abarth, antes de se naturalizar italiano e mudar o nome para Carlo, ndr) esteve ligada á competição e á procura das soluções mais simples, inovadoras e brilhantes para aumentar a performance dos veículos onde colocasse as mãos.
Hoje, a competição permite-nos colocar à prova novas técnicas e tecnologias, nas mais severas condições, fazendo, depois, a transposição para os veículos de série. Sempre com o objetivo de fazer os nossos produtos mais eficientes e fiáveis.
O que mudou no Fiat 124 Abarth Rally para 2019?
O nosso objetivo no desenvolvimento do Fiat 124 Abarth Rally sempre foi muito claro: melhorar as suas performances simplificando as afinações e tornando-o cada vez mais fiável. Em 2018, o 124 Abarth provou que um impressionante nível de fiabilidade já foi alcançado, pois em 52 provas, apenas foram contabilizados seis abandonos por problemas mecânicos. Acho que é um excelente resultado! No programa de desenvolvimento, os nossos engenheiros completaram cinco mil quilómetros de testes, o equivalente a duas épocas de ralis inteiras, nas mais duras provas especiais de classificação, debaixo de todo o tipo de condições atmosféricas, recolhendo dados e trabalhando ao lado de pilotos muito experientes e conhecedores como Alex Fiorio. A informação recolhida foi, depois, combinada com os dados reunidos nas duas primeiras épocas de competição, permitindo-nos desenvolver um cada vez mais competitivo e melhorado 124 Abarth Rally. Modificações no motor, na transmissão, caixa de velocidades e no acerto geral do carro, permitem-nos ter, hoje, um carro cada vez mais competitivo.
Quais são, então, as maiores alterações do 124 Abarth Rally?
O motor continua com o mesmo nível de potência, mas decidimos fazer um melhor uso dessa potência ao melhorar a curva de binário, mais robusto a baixa rotação e linear perto do limite. Na realidade, se o carro for mais fácil de pilotar, melhor será a performance e a eficácia nos troços. Já o trabalho na transmissão envolveu o diferencial e um novo mapa para o controlo de tração, para melhorar o comportamento e a facilidade de explorar os limites do 124 Abarth Rally, particularmente em condições muito duras como neve e gelo combinados ou superfícies com pouca aderência, situações que o 124 Abarth encara com tranquilidade. A caixa de velocidades também recebeu atenção da arte dos engenheiros, especialmente no que concerne a rapidez de engrenamento quando o piloto está a desmultiplicar e mais suavidade nas reduções.
Mas há mais trabalho feito no carro, verdade?
Sim, na afinação geral do 124 Abarth: por exemplo, na travagem, o carro oferece agora uma sensação mais imediata ao piloto, permitindo que seja mais simples e gradual a ação de aproximação às curvas. Todos os aspetos específicos da afinação do carro foram alterados para termos uma afinação que nos ofereça um excelente comportamento e que permite que cada piloto possa personalizar o carro de acordo com o seu estilo de condução e ao tipo de prova que está a disputar.
O que é que a Abarth vai oferecer aos pilotos e equipas que queiram competir com o Fiat 124 Abarth Rally na temporada de 2019?
Iremos continuar a apoiar as nossas equipas privadas no Campeonato Europeu de Ralis, onde estão incluídas as seis provas da Abarth Rally Cup 2019. Em cada uma desses ralis, na zona de assistência, iremos oferecer acompanhamento técnico, m serviço de peças e uma zona de hospitalidade, que será uma espécie de local de encontro de pilotos e adeptos da marca do Escorpião. O nosso objetivo é trabalhar cada vez mais próximo dos nossos pilotos e equipas, para os apoiar e continuar uma relação sólida que já se traduziu em excelentes resultados.
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