Emira: o mais potente desportivo Lotus de 4 cilindros de sempre
O Lotus Emira de 4 cilindros estreia-se em Goodwood, com o carro de motor AMG previsto ser o último a combustão da marca.
Cativando os entusiastas da condução em todo o mundo desde a sua estreia há dois anos, o Lotus Emira V6, aclamado pela crítica e premiado, assegurou o seu lugar de direito como o mais bem sucedido automóvel desportivo Lotus alguma vez fabricado. Com um design marcante, um desempenho espantoso e uma condução e comportamento de referência, o seu motor de 3,5 litros sobrealimentado, associado a uma seleção de transmissões manuais e automáticas de seis velocidades, proporciona uma experiência de condução que só poderia ser da Lotus.
Agora, o atrativo deste veículo de dois lugares com motor central é ainda mais reforçado pela adição de um motor de quatro cilindros que inclui tecnologias de ponta para proporcionar um desempenho incrível e uma eficiência notável. Fornecida pelo parceiro técnico Mercedes-AMG, a unidade de 2,0 litros, totalmente em alumínio e com turbocompressor, baseia-se no quatro cilindros mais potente do mundo em produção em série.
Com o nome de lançamento Emira First Edition, foi desenvolvido pela Lotus com novos sistemas de admissão e escape, para além de uma calibração personalizada associada a um novo mapa de mudanças da transmissão. Desenvolvendo 360 cv (365 PS) e 430 Nm, este motor combina na perfeição com a estrutura do chassis em alumínio extrudido, leve, forte e rígido do Emira e está alinhado com a filosofia da Lotus de proporcionar um desempenho superior através da redução da massa.
Também é apropriado que, como o último Lotus de dois lugares com motor de combustão convencional, o Emira seja o mais potente quatro cilindros da Lotus numa rica linhagem de modelos icónicos, incluindo o Elise, Esprit, Europa, Elan e Elite. E, com 180bhp/litro, tem também a potência específica mais elevada da gama Emira.
Tal como o célebre V6 sobrealimentado de 400 cv, o automóvel de quatro cilindros proporciona todo o desempenho e capacidade de resposta que os condutores esperam – 0-62 mph (0-100 km/h) em apenas 4,4 segundos e uma velocidade máxima de 180 mph (290 km/h) – ao mesmo tempo que traz o seu próprio carácter único à gama Emira. Esse carácter é reforçado pela facilidade de utilização e conforto inerentes ao dia a dia da transmissão de dupla embraiagem de mudanças rápidas e suaves. Oferece também as vantagens adicionais de um menor consumo de combustível e um objetivo de emissões de CO2 de 208g/km (WLTP combinado).
Tal como o Emira V6, o novo automóvel de 2,0 litros é construído no Centro de Produção Chapman (CPC) em Hethel, cujo nome homenageia o lendário fundador e inspirador da empresa. No entanto, começa a sua vida na Lotus Advanced Structures, nas proximidades de Norwich, onde é efectuada a submontagem da estrutura do chassis em alumínio leve. Em conjunto, estes centros de excelência de classe mundial para o fabrico de automóveis desportivos fazem parte de um investimento de £100 milhões da Lotus nas suas instalações no Reino Unido. Os clientes no Reino Unido têm a opção de recolher o seu Emira em Hethel e, como parte da experiência, visitar as salas de montagem do CPC onde o seu automóvel foi fabricado.
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