Em Portugal há quase 1 milhão de carros com mais de 20 anos!
Existem 900.000
carros com mais de 20 anos a circular nas estradas de Portugal!
Onde andam
eles?
Não há dúvida
de que existem duas realidades totalmente distintas no nosso país. Duas
realidades no que diz respeito ao poder de compra, totalmente díspar entre as
grandes cidades e o resto do país, a província como se costuma dizer. Mas se é
verdade que as capitais de distrito muito evoluíram nos últimos 10 anos, também
não podemos negar que uma grande parte da população continua a viver com um
nível de rendimentos muito baixo. E é indiscutível que existe ume forte
diferença do custo de vida entre Lisboa e Porto, comparando com cidades como
Tomar ou Castelo Branco, para já não falar nas pequenas vilas e aldeias, até
mesmo as que se situam perto de Lisboa.
Experimente
comer um bitoque e uma imperial no centro de Lisboa e compare com o preço de
Abela, uma pequena aldeia perto de Grândola, talvez custe menos de metade…
Por isso
vivemos a duas velocidades e essa realidade deflecte-se no parque automóvel que
circula no nosso país.
12,7
anos é a idade média dos cerca
de cinco milhões de automóveis que circulam pelas nossas estradas, um número
que tem vindo a aumentar de ano para ano, e que compara assustadoramente com os
7,2 anos desse mesmo parque no ano 2000. Uma evolução que comprova a perda de
poder de compra dos portugueses
Mas o mercado
automóvel vinha a crescer fortemente nestes últimos anos, a um nível de 250.000
veículos novos de passageiros vendidos em cada ano. Essa tendência foi
interrompida já no início deste ano 2020, mesmo antes da situação do Covid-19
que, entretanto, fez estancar o mercado.
Mas vejamos
qual é o panorama:
Se a média é de 12,7 anos, é porque existem mesmo muitos automóveis em circulação com mais de dez, quinze e mesmo vinte anos.
Segundo as
estatísticas da ACAP, 62% do parque automóvel tem mais de 10 anos, o que
corresponde a 3,1 milhões de viaturas ligeiras de passageiros.
Destas, cerca
de 900.000 têm mais de 20 anos, pasme-se!!!
900.000 carros
com mais de 20 anos a rodar nas estradas portuguesas, mas onde andam esses
carros que não se vislumbram pelas ruas da capital?
Pois, é a tal diferença de poder de compra, de que falávamos no início deste artigo. Um Renault Clio novo , custa precisamente o mesmo preço em Lisboa, ou numa pequena cidade do interior, mas as pessoas não ganham o mesmo, nem nada que se compare. Enquanto que o preço do bitoque custa metade e o valor das casas e rendas, talvez ainda menos de metade, o preço dos carros novos é idêntico, o que significa que proporcionalmente os carros são bem mais caros na província.
A solução para os habitantes do interior são os usados, que vão trocando de mão em mão, acumulando quilómetros e idade, envelhecendo o parque de ano para ano.
Mas a situação
ainda é mais grave se considerarmos os comerciais ligeiros, pois esses
apresentam uma idade média de 14,1 anos para os cerca de 1,1 milhões de
veículos que constituem o parque em circulação.
E passando aos pesados, os 16.200 camiões de passageiros em circulação, já têm em média uma idade de 15 anos.
É razão para
nos perguntarmos se de facto estamos na europa ou afinal mais perto de africa?
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
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