Bugatti Tourbillon: O V16 Híbrido, inspirado nos 115 anos da marca
Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada

Em 2020, os cinco veículos mais caros vendidos em leilão foram construídos pela Bugatti

By on 3 Fevereiro, 2021

Quanto se fala em carros clássicos, é natural que, quanto mais exclusivo for o modelo, maior será a valorização ao longo dos anos. Ora, quando olhamos para a história da Bugatti, não é de estranhar que a marca de Molsheim tenha conseguido uma proeza nunca antes vista: os cinco veículos mais caros vendidos em leilão em 2020, foram todos produzidos por um fabricante, a Bugatti. “Os Bugatti da era de Ettore e Jean Bugatti, principalmente no estado original e com história de competição, sempre estiveram entre os carros clássicos mais caros do mercado. Esta tendência manteve-se estável e, de facto, até aumento, apesar do declínio geral no interesse por veículos pré-guerra”, revelou Frank Wilke, diretor executivo da Classic Analytics.

Ainda assim, sabemos que

2020 foi crítico para as leiloeiras, principalmente porque tiveram de adaptar o

negócio para um plano digital. Porém, “os preços dos veículos clássicos

exclusivos permaneceram estáveis num patamar elevado”, acrescentou Wilke. De

facto, os cinco modelos deste artigo foram todos vendidos por mais de 5 milhões

de dólares. Conheça os cinco recordistas.

Bugatti Type 59 Sports (Chassis 57248)

No topo da lista, encontramos o Bugatti Type 59 Sports de 1934 com o chassis #57248. Este modelo foi leiloado pela Gooding & Company em Londres (setembro de 2020) e foi vendido por 12,681 milhões de dólares (cerca de 10 546 217€), o que o torna, igualmente, num dos Bugatti vendidos em leilão mais caros de sempre. Este Type 59 Sports foi criado como um carro de corrida para equipa de fábrica, Bugatti Grand Prix, e venceu o Grande Prémio da Bélgica em Spa, bem como, um terceiro lugar no Grande Prémio do Mónaco. Após a temporada de corridas, a Bugatti converteu o Type 49 num carro desportivo. “O Rei Leopoldo da Bélgica comprou-o em 1937. O veículo permanece no estado original e sem restauro até hoje. É movido por um motor 8 cilindros em linha com uma capacidade de 3.3 litros e um supercharger”, informa a Bugatti.

Bugatti Type 57S Atalante (Chassis 57502)

Igualmente no leilão da

Gooding & Company em Londres, foi vendido um Bugatti Type 57S Atalante de

1937. Este modelo rendeu um total de 10,44 milhões de euros, um valor próximo

ao conseguido pelo Type 59 Sports. Esta unidade é um modelo distinto que foi

comprado pelo piloto de corridas britânico Earl Howe, em 1937. É de tal maneira

exclusivo que é um de apenas 17 unidades equipadas por Jean Bugatti com a

carroçaria Atalante.

Bugatti Type 55 Super Sport Roadster (Chassis 55220)

No terceiro lugar, surge o Bugatti Type 55 Super Sport Roadster de 1932. O modelo foi leiloado pela Bonhams na Amelia Island em março de 2020. O novo dono pagou um total de 7,1 milhões de dólares (cerca de 5,9 milhões de euros). Até 1935, foram produzidos 38 Type 55 Super Sport, porém apenas 11 dos 14 que surgiram com carroçaria roadster, construídos por Jean Bugatti, ainda existem atualmente.

Bugatti Type 35C (Chassis 4871)

Para além de quarto veículo

mais caro vendido em leilão em 2020, este Bugatti Type 35C com o chassis #4871

é também o Type 35 mais caro de sempre! O exemplar foi construído com o intuito

de correr na Targa Florio de 1928. Com mais de 90 anos, este Bugatty Type 35C teve

quatro donos e continua no estado original sem nunca ter sido restaurado, o que

é deveras impressionante.

Bugatti Type 55 Super Sport (Chassis 55221)

Apesar de ser o último desta lista, foi também um carro de recordes. O Bugatti Type 55 Super Sport, curiosamente com o número de chassis a seguir ao terceiro desta lista, foi vendido por 5,07 milhões de dólares (4,2 milhões de euros) no Rétromobile em fevereiro de 2020 e, assim, é também o carro mais caro de sempre a ser vendido em leilões da Rétromobile. Esta unidade foi conduzida por Louis Chiron e o Conde Guy Bouriat-Quintart nas 24 Horas de Le Mans de 1932.

Fonte e fotos: Bugatti

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)