Elétricos: Cada 250 km de autonomia exigem 500kg de matéria-prima para as baterias
No novo mundo dos elétricos, todos os pormenores contam para aumentar a autonomia e a eficiência dos novos automóveis. A eficiência quer na forma como a energia é usada, como na forma como os automóveis são fabricados. A redução do peso das baterias é fundamental para garantir essa eficiência no futuro.
O peso dos novos carros é um problema que afeta os novos carros elétricos (e a generalidade dos carros). A tecnologia é cada vez mais impressionante, mas as sensações da condução ficam prejudicadas com o peso cada vez maior dos carros. Mais ainda, além das sensações ao volante, o custo (financeiro e ambiental) para fazer baterias com grandes autonomias tem de ser sempre considerado.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, sublinhou a necessidade de reduzir significativamente o peso das baterias dos veículos elétricos (VE) para dar resposta às preocupações ambientais e atenuar os problemas de escassez de lítio. Os atuais VE com uma autonomia de cerca de 400 km requerem aproximadamente 500 kg de matérias-primas adicionais em comparação com os veículos tradicionais com motor de combustão interna. 50 litros de combustível, que equivalem aproximadamente a 37 kg, o que num carro que tenha um consumo médio de 7l/100km, equivalem a mais de 700km de autonomia. Uma diferença tremenda na densidade energética, mesmo considerando que a eficiência de um motor a combustão ronda os 25%. Tavares mostrou-se otimista quanto aos potenciais avanços que poderão reduzir o peso das baterias em 50% na próxima década, reduzindo assim a dependência de matérias-primas adicionais. Conseguindo reduzir o peso das baterias, significa que o uso de matéria-prima se tornou mais eficiente, que os carros irão ser mais leves e assim exigir menos energia para se mover.
Embora não tenham sido apresentadas estratégias específicas, a Stellantis está empenhada na eletrificação, visando que 100% das vendas europeias sejam totalmente elétricas até ao final da década e que 50% das vendas nos EUA sejam veículos elétricos a bateria (BEV).
O seu objetivo é vender 5 milhões de VEBs por ano até 2030 e introduzir mais de 75 VEBs até ao final da década. A Stellantis utilizará quatro plataformas de veículos e três módulos de acionamento elétrico para sustentar os seus VEB, oferecendo gamas entre 500-800 km com várias configurações e designs.
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