Elétrico, sem bateria e autonomia de mais de 1000 km… o mundo em movimento!
O mercado eléctrico no capítulo automóvel representa um mundo cada vez com mais para oferecer e que desperta muita curiosidade. Se até aqui os ‘depósitos’ dos carros eléctricos são de imediato associados a baterias, essa realidade poderá estar prestes a mudar com o mais recente projeto da NanoFlowcell, o Quant 40Volt.
Qual a diferença? Este é um veículo movido por um sistema de baixa voltagem que é sustentado por células de combustível – o dispositivo denominado ‘nanoFlowcell’ é composto por seis células alinhadas – que são ligadas a dois tanques com uma capacidade de 150 litros. Os tanques irão contar com um líquido eletrólito (bi-ION) desenvolvido para o efeito pela NanoFlowcell.
Como funciona? O líquido dos tanques irá passar pelo sistema ‘nanoFlowcell’, reagindo dentro das células e produzindo deste modo eletricidade. Esta será enviada de imediato para os quatro motores elétricos de baixa voltagem. Segundo a NanoFlowcell, os tanques irão permitir que o veículo seja bem mais económico que utilizando os combustíveis a que estamos habituados. Em números, teremos um custo associado de 9 cêntimos/litros, sendo precisos cerca de 14 euros para garantirmos um depósito atestado. Na prática oferece uma autonomia para mais de 1000 km, numa realidade em que não teremos baterias nem energia elétrica externa.
A linguagem acaba por ser nova e, a um primeiro momento, talvez algo estranha, mas constituiu um futuro a que cada vez mais teremos de nos habituar. Porém, a performance não foi descurada. Segundo a marca, o Quant 40Volt irá debitar 760 cv e fazer 0 aos 100 km/h em 2.4s. Em termos de velocidade máximo, poderemos contar com 300 km/h… limitados eletronicamente, o que não deixa de ser entusiasmante. Para quem queira ver este modelo, poderá satisfazer a curiosidade no Salão de Genebra (9 a 19 de março), altura em que o carro será dado a conhecer ao mundo.
https://www.youtube.com/watch?v=YCShSw_SUak
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