Edição única do Ferrari Roma, desenvolvida em colaboração com a Cool Hunting
O departamento Tailor Made da Ferrari acaba de desenvolver mais um modelo especial, com uma especificação que explora as semelhanças entre o design italiano e a cultura japonesa.
Um Ferrari Roma muito especial acaba de ver a luz do dia. Foi criado pelo departamento de personalização da Ferrari, o Tailor Made, e desenvolvido com o objetivo de explorar algumas das ligações entre o design italiano e o japonês, mas também a cultura e o artesanato.
A sua história começou quando Evan Orensten e Josh Rubin, fundadores da revista americana Cool Hunting, dedicada ao design, cultura e tecnologia, tiveram a oportunidade de configurar um destes modelos e descobrir até onde o programa de personalização da marca italiana conseguia ir.
No seu regresso de várias viagens explorando os métodos artesanais tradicionais do Japão, Orensten e Rubin encontraram-se com Flavio Manzoni, Chefe de Design da Ferrari, no showroom Tailor Made da Ferrari em Nova Iorque, onde sugeriram que ele examinasse algumas das ideias e materiais descobertos na Terra do Sol Nascente para criar uma versão do Ferrari Roma em colaboração com a Cool Hunting.
Flavio Manzoni e a sua equipa inspiraram-se nas semelhanças entre a cultura e filosofia de design italiana e japonesa: devoção absoluta à qualidade, ligação emocional com o cliente e excelente habilidade artesanal transmitida de geração em geração. E assim surgiu a ideia de criar um Ferrari caracterizado por alguns materiais exclusivos trabalhados com técnicas japonesas tradicionais, mas com a inovação da marca, satisfazendo os requisitos de funcionalidade e durabilidade que são essenciais para um automóvel contemporâneo de alto desempenho.
O tingimento tradicional de índigo japonês inspirou o esquema de cores deste Ferrari Roma e, em particular, o tom azul brilhante da carroçaria, desenvolvido especificamente para esta unidade e chamada Indigo Metal.
Para o habitáculo foram produzidos dois tipos de couro em Kyoto. Um de cor sólida que corresponde às cores do carro e o outro pintado à mão utilizando o método Asai Roektsu que remonta ao século VIII. Trata-se de um sistema de tingimento de cera que forma padrões em torno de uma única cor, utilizado frequentemente para decorar a seda ou algodão de quimonos, por exemplo.
Depois disso, o couro foi então enviado para Itália, onde foi cortado em tiras e trabalhado à mão por artesãos locais que criaram uma obra de arte única e refinada. Até os puxadores interiores das portas são inspirados pelo Japão, pois são revestidos em couro preto e fabricados de uma forma artesanal em homenagem ao tsukami, a antiga arte de embrulhar os puxadores das espadas Katana.
O badge personalizado colocado no braço central é um ‘Kamon’, um selo transmitido de geração em geração nas famílias japonesas. Concebido pela Kyogen, representa uma roda de carro de bois (um veículo em voga entre os aristocratas do período Heian, 794 – 1185), cujos oito raios recordam os cilindros do motor V8 do Ferrari Roma. O número também está presente nos elementos em torno desta roda, simbolizando sorte, força e resiliência.
Este Ferrari Roma Tailor Made criado especificamente em colaboração com a Cool Hunting, estará em exposição no espaço da Ferrari no New York Design Week (NYC X DESIGN).
O departamento Tailor Made é especializado na configuração dos modelos da marca italiana, quando os clientes desejam algo um pouco mais especial ou diferente, sendo que passam a contar com uma equipa de especialistas nesta área, mas também com um designer pessoal, que tentará interpretar os desejos de cada cliente da melhor forma possível. E neste caso, mais uma vez, o resultado é incrível e único.
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