É um mito urbano: Não, os carros elétricos não ardem mais que ‘os combustão’
A propósito de ontem terem ardido dois carros da equipa de Guérlain Chicherit e Sébastien Loeb no Rallycross de Lydden Hill, quando estavam no paddock, bastou percorrer um pouco as redes sociais para confirmar que a perceção de muita gente continua a ser que os carros elétricos incendeiam-se muito mais que os carros de motor a combustão.
É fácil ler comentários sobre incêndios em carros elétricos, esse receio acompanhou o aumento da popularidade dos carros elétricos, mas essa é uma perceção totalmente errada.
É que uma coisa é ‘navegar’ por redes sociais e outra é acreditar em estudos independentes.
É um mito urbano. A investigação de casos reais demonstra claramente que os carros elétricos são bem menos suscetíveis de entrar em combustão do que os seus equivalentes a combustão. A única coisa que é verdadeira é o facto de quando um veículo elétrico se incendeia, extinguir o incêndio é um trabalho bem mais complicado para os bombeiros.
Não tenha a mais pequena dúvida que a maioria do ‘ruído’ que ajuda a criar a perceção que os carros elétricos são mais perigosos, vem daqueles fundamentalistas que são totalmente contra os carros elétricos.
Hoje em dia, com as redes sociais, multiplicaram-se os fundamentalistas de tudo e mais alguma coisa, mas o melhor é e será sempre, desconfiar de muito do que lhe colocam à frente, e tentar perceber por vários meios se algo é verdade ou não.
Voltando a este caso particular, não há evidências de que os carros elétricos se incendiam mais do que os carros a combustão. Na verdade, um estudo do National Fire Protection Association (NFPA) norte americano concluiu que os carros elétricos têm menos probabilidade de pegar fogo do que os carros a combustão, e dá explicações: quando um automóvel elétrico se incendeia, o incêndio resultante pode ser mais intenso e difícil de apagar do que um incêndio de combustível, é verdade que as normas de segurança dos veículos elétricos são mais apertadas, as equipas de emergência têm que ter formação e equipamento adequados.
Por fim, há números que o confirmam: os veículos elétricos têm uma probabilidade muito menor de se incendiar. A conclusão é do Bureau of Transportation Statistics e o National Transportation Safety Board, com dados compilados pela Auto Insurance EZ, em 2022.
E como foi isto concluído? Compraram o número de incêndios por cada 100.000 veículos vendidos e descobriram que os veículos híbridos tiveram o maior número de incêndios por 100.000 vendas, com 3474,5. Houve 1529,9 incêndios por 100 mil para os veículos a gasolina e apenas 25,1 incêndios por 100 mil vendas para os veículos elétricos.
E quais são as razões? Um veículo elétrico tem muito menos peças móveis (a fricção entre os componentes pode ser uma causa regular de incêndios, devido ao sobreaquecimento).
Por tudo isto, esqueça, há mais probabilidades para um carro de motor a combustão se incendiar que um elétrico, que a suceder, resulta em incêndios muito mais difíceis de extinguir.
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