Mobi.E: 4,35 milhões de carregamentos em nove meses
Rede Mobi.E: 448 mil carregamentos em abril

E se trocar a bateria, em vez de a carregar, for outra alternativa?

By on 21 Maio, 2023

Um dos pontos para já negativos dos carros elétricos é (ainda) o stress que muita gente tem acerca das baterias, dos carregamentos e da autonomia do seu carro. Isso está a mudar aos poucos, mas tendo em conta a estrutura que hoje em dia existe, a grande maioria das pessoas ainda não se sente preparada para mudar para um carro elétrico, mesmo que possa, pois os custos destes carros ainda são incomportáveis para a maioria, especialmente se pretenderem um elétrico semelhante ao carro de motor a combustão que usam atualmente.

Mas isso pode estar a mudar, pois a tecnologia tem vindo a mudar e já existe outro forma que passa para lá de ligar o carro a uma estação de carregamento

É o que propõe a Ample, uma empresa que pode tornar o carregamento de carros elétricos mais rápido do que ir a um posto de combustível e atestar o carro. E como? É como se fosse lavar o carro. Para, e em vez das estações automáticas lhe lavarem o carro… trocam a bateria. Para no sítio certo e o sistema faz tudo sozinho, basta para tal iniciar o processo numa App…

A Ample começou por lançar a troca de baterias de veículos elétricos, para os motoristas da Uber na área da baía de S. Francisco. O conceito não é novo, uma vez que, no início da década de 2010, a Tesla e uma startup chamada Better Space prometeram que os seus veículos teriam baterias facilmente substituíveis. Não aconteceu na altura. Não era comercialmente viável E daí para cá as baterias tornaram-se muito melhores (e isso vai continuar a acontecer), mas agora pode estar prestes a ser.

O sistema iria funcionar por subscrição.

É verdade que a ideia de dar uma “carga” completa ao seu automóvel elétrico numa questão de minutos ganhou um impulso recentemente, mas ainda assim a Ample garante que a sua solução é muito mais rápida.

Como sabe, o carregamento numa na sua garagem, com uma ficha normal, pode demorar 8 horas, em tomadas mais rápidas, públicas, pode ter de esperar pelo menos duas horas com um carregador de Nível 2, ou mesmo 20 minutos com um carregador de Nível 3.

Um carregamento continua a demorar mais do que abastecer combustível numa estação de serviço. Mas a Ample procura conseguir que os fabricantes de automóveis aceitem a ideia, porque só dessa forma é possível o sistema ser compatível com as estações da Ample.

E para a empresa só faz sentido o investimento se for massificado. É aí que entram os acordos com os construtores, mas esse é um tipo de acordo complicado.

Seja como for, imagine se compra o carro sem bateria, bem mais barato e depois subscreve a bateria. E cada vez que precisa, basta ir a uma estação Ample, esperar 5 minutos e sair de lá com uma bateria carregada.

A Ample assegura que uma ‘fila’ de estações de troca de baterias pode ser construída em três dias pois são modulares. Vários carros podem trocar ao mesmo tempo. O sistema retira uma bateria, coloca outra e a que lá fica é carregada e é colocada no carro ‘seguinte’.

Basicamente, o que interessa verdadeiramente é a possibilidade, pois este tipo de sistema pode ser alvo de um acordo, como por exemplo a normalização dos cabos na informática em que cada vez mais se pretende que tudo ‘sirva’ em todo o lado.

Não diremos que esta pode ser a ‘solução’, mas pode ser mais uma alternativa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)