E Fuels com porta aberta pela EU, mas reina a desconfiança
O caminho para uma mobilidade mais verde continua a ser percorrido, apesar das críticas de parte a parte. A EU aprovou a legislação para a redução de emissões com o objetivo em 2035 de serem vendidos apenas carros com 0 emissões.
O parlamento da UE aprovou os novos objetivos de redução das emissões de CO2 para os novos automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros. A lei da UE exigirá que todos os automóveis novos vendidos tenham zero emissões de CO2 a partir de 2035, e 55% menos emissões de CO2 a partir de 2030, em comparação com os níveis de 2021. Os objetivos são concebidos para impulsionar a rápida descarbonização das frotas de automóveis novos na Europa.
Mas foram dados também passos para a introdução do E-fuels. Os combustíveis sintéticos poderão ser uma forma de manter em circulação carros com motores de combustão interna e a EU abriu uma porta para a utilização desses combustíveis. A Comissão Europeia afirmou que criará uma via legal para as vendas de automóveis com motores de combustão que funcionam com os chamados “e-fuels” para continuar após 2035. No entanto, os e-fuels são considerados pelos analistas como tendo custos elevados e não são atualmente produzidos à escala. Afirmam também que estes combustíveis podem tirar o foco à revolução na mobilidade, com aposta nos elétricos.
O governo alemão conseguiu assim levar o seu plano avante, com algumas marcas germânicas (nomeadamente a Porsche) a investirem muito nesta nova tecnologia.
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