Novo Škoda Kodiaq já disponível a partir de 43.453 €
Škoda Superb: Nova geração já disponível a partir dos 41 800€

É assim que a Skoda testa a estanquidade dos seus automóveis

By on 8 Outubro, 2020

O controlo de

qualidade dos automóveis Skoda inclui exigentes testes de

estanquidade realizados não só durante a sua fase de

desenvolvimento, como também mais tarde, já durante a sua produção

em série. O objetivo é simples: perceber se a água chega ao

habitáculo sob chuva intensa ou quando é utilizada uma lavagem

automática. A câmara de testes foi construída na fábrica da Skoda

em 1982 e foi recentemente alvo de melhoramentos.

Graças a esta modernização, o laboratório de estanquidade viu ser expandida a sua gama de testes possíveis. Ao mesmo tempo, duplicámos a sua capacidade”, refere Jaroslav Kasl, responsável de Gestão de Qualidade da Skoda. Os testes mais simples incluem simulações de chuva e “demoram, normalmente, cerca de 12 minutos. No entanto, também realizamos testes mais longos, durante várias horas” explica Jakub Vochvest, membro da equipa de testes. Estes testes utilizam um caudal de cerca de 25 litros de água por metro quadrado por minuto. É possível duplicar a intensidade do teste, simulando uma monção.

Após a modernização

do laboratório, passou também a ser possível testar automóveis em

plano inclinado lateral, simulando, por exemplo, um estacionamento

numa subida ou descida. Uma simulação de lavagem a alta pressão

faz também parte dos testes, podendo o sistema disparar a água numa

gama de pressões que oscila entre os 60 e os 90 bar. A marca checa

está igualmente a implementar um sistema de identificação RFID com

sensores para deteção de água no interior do automóvel.

Caso se confirme a

presença de humidade no interior, segue-se uma análise detalhada

para se perceber efetivamente como a água chegou ao habitáculo. “No

caso de veículos de pré-produção, cooperamos com o departamento

técnico para resolver o problema identificado; reparamos também

qualquer defeito identificado em unidades de produção”, explica

Petr Korinek, coordenador de Gestão de Qualidade. Toda a água

utilizada nos testes é reciclada. Todos os minutos são reciclados

cerca de 375 litros de água, podendo a capacidade chegar a 1000

metros cúbicos por mês. O sistema de reciclagem inclui diversos

filtros e desinfeção por radiação UV. A água é substituída uma

vez por mês.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)