E ao segundo mês de 2019, chega o recuo das vendas em Portugal
Se janeiro ainda deu esperanças que o mercado nacional pudesse recuperar, eis que o mês de fevereiro trouxe aquilo que era esperado: um recuo nas vendas face a igual período de 2018, tornando o mercado já negativo por 0,8%.
Contas feitas, os ligeiros de passageiros recuaram 9,3% em fevereiro, os comerciais ligeiros contraíram 6,4%. Em movimento inverso estiveram os pesados, de mercadorias (avanço de 35,7%) e os de passageiros que, motivados pelo turismo, cresceram 159,4%. No total, foram vendidos 21.950 veículos em fevereiro, menos 8,2% que em igual período do ano passado. No acumulado, o mercado nacional registou 41.075 unidades, menos 0,8% que nos dois primeiros meses de 2018, num total de 319 unidades menos que o ano passado. Estes são os números macro. Vamos agora ao detalhe e perceber que a queda em fevereiro foi violenta.
Ligeiros de passageiros
Nos ligeiros de passageiros, foram vendidas ou matriculadas, 18 858 unidades, menos 1937 carros que em fevereiro de 2018, os tais 9,3% de recuo. A Peugeot continua a liderar o “ranking” de marcas em Portugal, conquistando uma quota de mercado de 11,95% e tendo em fevereiro vendido 2345 unidades, mais 3,1% que em 2018 com um acumulado de 4129 unidades entre janeiro e fevereiro, um ganho de 7,4%, ou seja, mais 245 carros vendidos. A Renault continua na perseguição, mas com números difíceis: perdeu 26,5% de vendas em fevereiro, mesmo que tenha vendido mais unidades que a Peugeot (2512 contra 2345, respetivamente. Com um recuo face ao acumulado de dois meses de 2018 de 21,5%, a marca do Losango já vendeu este ano 3842 carros, menos 287 veículos que a Peugeot. A sua quota de mercado é de 11,12%, menor 2,7% que em 2018. O pódio é fechado com a Mercedes que, apesar do recuo de 4,2% e ter vendido 1414 unidades face ás 1523 comercializadas pela Citroen, conseguiu, à justa, manter o terceiro lugar: entre janeiro e fevereiro a Mercedes vendeu 2738 unidades, a Citroen entregou 2659 carros, uma diferença de 79 viaturas. A Mercedes recuou no acumulado 5,4%, a Citroen avançou expressivos 19,8%.
O Top 5 completa-se com a Citroen, a Opel (1163 carros vendidos, mais 11,6% face a fevereiro de 2018, 2210 unidades no acumulado, mais 12.1%), a BMW (1181 carros vendidos, menos 24,9% que em 2018, com um acumulado de 2135 viaturas, queda de 14,6% face a igual período do ano passado) e a Fiat, que vendeu 978 unidades, menos 14,4% que em 2018 e tem um acumulado de 1712 veículos matriculados, menos 10% que menos dois primeiros meses de 2018.
Destaques para o crescimento da Seat – 869 carros vendidos, um avanço de 22,1% que se traduz num acumulado de 1623 unidades, mais 29,7% que o ano passado – da Hyundai, que cresceu 50,9% em fevereiro com 480 unidades vendidas (um acumulado de 890 carros o que traduz 91% de crescimento), da Mitsubishi (subiu 62,1% para 235 unidades vendidas, com um acumulado de 379 unidades, mais 21,5%), da Skoda, que apesar de tudo avançou 23,8% (161 unidades) face a fevereiro de 2018 e 5,5% no acumulado para 250 carros e, ainda, da Jeep que conheceu o maior aumento de fevereiro com 202%, 151 unidades. No acumulado segue com 241 unidades, mais 134,4%. A Suzuki também cresceu bastante com 42 unidades vendidas (61,5% e um acumulado de 84 carros, mais 55,6% que em 2018.
No lado das descidas, inexplicavelmente, continua a desgraça no grupo VW, com a Volkswagen a cair 41,2% no mês (789 unidades) e no 23,7% no acumulado (1536 unidades) e a Audi a dar maior trambolhão, perdeu metade das vendas de 2018 do mês de fevereiro (224 unidades, menos 51%) e do acumulado entre janeiro e fevereiro (472 carros, menos 50,1%). Jaguar e Land Rover perdem bastante em fevereiro (24,5 e 20,9%, respetivamente) mas mantêm resultado positivo no acumulado: Jaguar com 232 carros avança 69,3% e a Land Rover com 222 veículos ganha 74,8%. Destaque final para a Tesla que vendeu 109 unidades em fevereiro, levando um acumulado de 124 unidades em 2019.
Ligeiros de mercadorias
Com 2621 unidades vendidas, o mercado recuou em fevereiro 6,4% (menos 180 unidades), mas manteve o acumulado positivo, com 5536 unidades, mais 6,2% que em igual período de 2018. Aqui a liderança é da Renault com 571 unidade vendidas em fevereiro (mais 2,7%) e um acumulado de 1248 veículos, mais 21,3%. Seguem-se Peugeot (531 carros, mais 0,8%, total de 1002, mais 8,8%) e a Citroen (304 carros, menos 32,6%, total de 633, menos 25,5%). Fiat com 249 unidades vendidas (mais 27%) e um acumulado de 531 carro, crescimento de 30,8%, e a Ford (194 carros vendidos, recuo de 15,3% e acumulado de 460 carros, mais 5%).
Comerciais pesados
Um crescimento impressionante de 48,1% para 471 unidades em fevereiro, acumulando 997 veículos, uma subida de 11,1%, nu mercado dominado pela DAF (113 unidades vendidas em fevereiro e 194 em dois meses, um crescimento de 76,4%) seguido pela Mercedes, Renault, Scania e Volvo. Apenas 11 marcas venderam camiões em Portugal.
No pesados de passageiros é a loucura: 83 veículos vendidos em fevereiro, mais 159,4% que em igual período de 2018, com um acumulado de 173 veículos, um crescimento de 50,4%. Lidera o mercado a MAN, seguida da Mercedes, Iveco, Scania e Atomic.
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