DS 4 é a nova aposta da marca francesa para o segmento C premium
A DS revelou hoje, em conferência de imprensa digital, os
primeiros detalhes sobre o seu novo modelo, o DS 4, com o qual pretende
conquistar o segmento C premium. Para isso, e tal como já o demonstrou nos seus
atuais modelos, apostará não só na eletrificação dos seus motores, como num
design distinto e luxuoso onde a vertente tecnológica desempenha igualmente um
papel preponderante.
A plataforma EMP2 foi profundamente revista para o novo DS
4, surgindo agora na sua mais recente evolução em termos de rigidez e
modularidade, permitindo obter novos níveis de conforto, dinâmica e segurança,
bem como de eficiência através da redução de peso possibilitada, por exemplo,
pela utilização de uma unidade de ar condicionado mais compacta e por materiais
compósitos na construção.
A nova plataforma permitirá uma nova abordagem estética e, consequentemente, aerodinâmica, bem como beneficiará a habitabilidade. Também ao conforto e serenidade a bordo foi dada especial importância, como é hábito nos automóveis da DS. Debaixo do capot está uma motorização híbrida plug-in E-Tense que junta um motor 1.6 Turbo, a gasolina, com 180 cavalos, a um segundo, elétrico, com 110 cavalos. A potência combinada é 225 cavalos e a autonomia elétrica é de cerca de 50 quilómetros. No entanto, apesar da eletrificação, também estará disponível uma motorização Diesel de 130 cavalos.
No habitáculo, destaca-se, como referido acima, a forte
aposta tecnológica graças a elementos como o head-up display inovador que quase
funciona como um sistema de realidade aumentada e que permite que o condutor
não desvie os olhos da estrada para consultar as informações do veículo ou da
viagem. Também o infotainment inova com a presença do DS Iris System, um
sistema de comando com interface personalizável e com reconhecimento de voz e
gestos, estes últimos inseríveis através de superfície tátil na consola.
No que diz respeito à condução, o DS 4 possibilitará condução
autónoma de nível 2, mas com inovações como o ajuste preciso da posição do
automóvel na faixa e também a adaptação de velocidade em aproximação a uma curva,
por exemplo. A DS Active Scan Suspension fará igualmente parte da oferta e será
capaz de analisar a estrada imediatamente à frente e adaptar, em tempo real, o
amortecimento de forma a responder da melhor forma às irregularidades e imperfeições
que possam surgir.
Também o sistema de visão noturna já conhecido, por exemplo, do DS 7 Crossback, marcará presença no DS 4, bem como um inovador sistema de iluminação LED capaz de se adaptar consoante a condução e condições exteriores. A iluminação diurna tem um novo desenho e utiliza 98 LED independentes para criar uma animação de boas-vindas. O novo DS 4 chega em 2021 e a sua produção realizar-se-á em Rüsselsheim, na Alemanha.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários