Pirelli regista múltiplos recordes por ano no Nürburgring Nordschleife
PIRELLI DISTINGUE  OS MELHORES FORNECEDORES GLOBAIS EM EXCELÊNCIA, SUSTENTABILIDADE, QUALIDADE E INOVAÇÃO

Do clássico ao moderno: Novos pneus Pirelli para o Maserati GT

By on 31 Outubro, 2023

Os pneus Pirelli fazem parte da história dos GranTurismo da Maserati, desde o primeiro Biturbo, lançado em 1982, com pneus Cinturato P7, até ao GranTurismo Folgore 100% elétrico, equipado com pneus P Zero Elect. Hoje em dia, a Pirelli oferece equipamentos originais feitos à medida para os ícones da marca italiana: P Zero e P Zero Elect para o GranTurismo e o GranTurismo Folgore, bem como um novo Cinturato P7 da linha Collezione para colecionadores vintage do Biturbo. Todos estes pneus contam com um desenvolvimento dedicado em colaboração com a Maserati, atestado pela marcação MGT presente no flanco dos pneus.

P Zero e P Zero Winter para o Novo Granturismo

Para a geração atual do GranTurismo, recentemente introduzida em duas versões, com motores tradicionais e elétricos, a Pirelli desenvolveu três conjuntos de pneus feitos à medida, cada um com tamanhos diferentes para a frente (20″) e para a traseira (21″). A versão com motor de combustão interna conta com os pneus Pirelli P Zero. Por seu turno, o GranTurismo Folgore, versão elétrica do novo Maserati, conta com pneus P Zero com a marcação “Elect”, a tecnologia Pirelli específica para este tipo de veículos.

Para proporcionar altos níveis de controlo e manobrabilidade, mesmo em condições de inverno, as duas versões do GranTurismo podem também ser equipados com o Pirelli P Zero Winter, aprovado pela Maserati como a solução mais indicada para este tipo de condições.

O P Zero é o pneu UHP (Ultra High-Performance) mais escolhido para equipar os modelos de alto desempenho dos fabricantes de automóveis mais prestigiantes, sendo produzido com recurso a técnicas de modelação e de simulação virtual avançadas que permitem adaptar o pneu de forma precisa às características de cada modelo. Essas simulações são seguidas por sessões de testes em pista para otimizar o comportamento do pneu e do veículo. A Maserati apresentou requisitos particularmente exigentes, solicitando pneus que capazes de oferecer níveis reduzidos de ruído e um alto nível de conforto durante a condução especialmente no que aos pneus P Zero Elect do Folgore diz respeito, que tiveram de passar por um desenvolvimento adicional para alcançar o nível desejado de ruído. Os compostos de última geração também permitem níveis de aceleração lateral e longitudinal aceleradas, típicas de um carro grand touring.

Cinturato P7 para o Maserati Biturbo

O primeiro GT produzido em massa pela Maserati, que remonta ao início dos anos 1980, é o Biturbo, um coupé compacto de alto desempenho que, originalmente, estava equipado com pneus Pirelli Cinturato P7. Este pneu, derivado da experiência do Campeonato Mundial de Ralis, foi o primeiro pneu de perfil ultra baixo introduzido no mercado. A sua característica distintiva era um flanco mais reduzido do que a largura da banda de rodagem, algo nunca visto, aumentando significativamente a aderência do carro nas curvas. O Cinturato P7 rapidamente se tornou um dos pneus principais para veículos de alto desempenho e mais tarde foi fornecido como equipamento original no Biturbo S, a versão melhorada e ainda mais desportiva, introduzida exatamente há quarenta anos, em 1983. Hoje, o Cinturato P7 regressa à linha para o Maserati Biturbo nas dimensões 205/55 R14, dentro da linha Pirelli Collezione, dedicada a carros clássicos. Este Cinturato P7, com a marcação MGT, que renasceu em colaboração com a Maserati Classiche, apresenta um design da banda de rodagem e um tipo de letra que se assemelha ao original, sendo fabricado com materiais e tecnologias modernas. Além dos pilotos de testes da Pirelli, o novo pneu foi também testado pelo mesmo piloto de testes da Maserati que desenvolveu o Biturbo há 40 anos, trazendo de volta o mesmo caráter desportivo, agora combinado com uma segurança melhorada, especialmente em molhado e em condições de baixa aderência.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)