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Dificuldades para uma mobilidade elétrica sem emissão de CO2

By on 30 Maio, 2018

As preocupações com o meio ambiente estão na ordem do dia. Um tema que inevitavelmente nos leva a olhar para as emissões de CO2 oriundas dos veículos e que coloca a discussão sobre alternativas. A solução é apontada pelos veículos elétricos, mas estes são ainda hoje uma fonte emissora de CO2 e até que o possam deixar de ser, temos umas boas décadas pela frente. Neste sentido, o equilíbrio é o melhor a que podemos aspirar no presente. Segundo a Schaeffler – “fornecedor global líder integrado dos sectores automóvel e industrial” – há vários pontos a considerar quando falamos em sustentabilidade numa mobilidade elétrica isenta de CO2, os quais apresentamos em seguida:

André Duarte

Fonte: Schaeffler

– Hoje em dia os veículos elétricos emitem “até 65% da quantidade de CO2 de um veículo comparável equipado com um motor a gasolina, segundo a combinação de geração de eletricidade atual no seio da União Europeia”;

– Se as baterias dos veículos elétricos forem carregadas na sua totlidade por eletricidade proveniente de fontes renováveis, aí as emissões de CO2 estabelecem-se apenas nos 3% em relação a um modelo convencional;

– A IEA avança que nos próximos 30 anos não será possível gerar na totalidade a nível mundial energia livre de CO2. Segundo a referida fonte, em 2017 produziu-se 25.000 TWh de eletricidade à escala global. Deste valor, mais de 75% proveio de fontes convencionais. Para 2050 espera-se que a produção duplique, 50.000 TWh, mas deste número apenas um terço será oriundo de energias renováveis;

– As baterias hoje criadas dependem do fornecimento de lítio e cobalto. Porém, e à luz dos cálculos de produção de automóveis elétricos e híbridos, a par de demais dispositivos que requerem baterias, as atuais reservas de cobalto esgotar-se-ão em 2039 e as de lítio em 2047.

– Outro dos contras das baterias está no preço. Segundo a Schaeffler, o preço médio de um automóvel cifra-se nos cerca de 24.000€ e um automóvel elétrico só conseguirá competir com estes números se o custo das baterias cair na ordem dos 67% na próxima década. Hoje 45% do custo de um veículo elétrico está no preço das baterias;

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