Dia Europeu Sem Carros é amanhã, 22 de setembro
O Dia Europeu Sem Carros nasceu em França em 1998, com o objetivo de sensibilizar a população e os decisores para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, contribuindo para melhorar a mobilidade, a qualidade de vida nas áreas urbanas e a sustentabilidade dos recursos naturais.
Em 2000, a União Europeia adotou a iniciativa a nível europeu, e a data foi fixada para o dia 22 de setembro.
A cada ano, milhares de cidades de todo o mundo participam no Dia Europeu Sem Carros, fechando ruas e avenidas ao trânsito automóvel para promover o uso de modos de transporte alternativos, como o transporte público, a bicicleta, a caminhada ou a partilha de carros.
Os objetivos do Dia Europeu Sem Carros são sensibilizar a população para os problemas causados pelo excesso de tráfego rodoviário, como a poluição atmosférica, o ruído e o congestionamento; promover o uso de modos de transporte alternativos, mais sustentáveis; incentivar a mudança de comportamentos e a adoção de uma mobilidade urbana mais sustentável.
O Dia Europeu Sem Carros é uma oportunidade para as cidades mostrarem como podem ser mais vivas, saudáveis e sustentáveis sem o uso do carro.
Nesse contexto e no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2023, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) associa-se ao Município de Loures, participando na iniciativa “Vamos andar de bicicleta?”, destinada ao público mais jovem, que terá lugar amanhã, dia 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, entre as 10 e as 13 horas, no Parque Adão Barata, em Loures.
A iniciativa “Vamos andar de bicicleta?” pretende sensibilizar e promover a mudança de comportamentos e a segurança rodoviária na mobilidade ativa, através da dinamização de diversas ações.
Durante a realização desta atividade, será realçada, junto dos jovens, a importância do cumprimento das regras de trânsito, da utilização do capacete e de acessórios refletores para serem vistos quando circulam na estrada. Além disso, alertar para a proibição do uso de auscultadores e telemóveis quando se anda de bicicleta ou trotineta, bem como para a proibição da condução sob influência do álcool.
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