Dez conselhos para evitar um golpe de calor ao volante
O verão está tímido e os períodos de calor têm sido alternados com períodos mais frescos e pouco convidativos para a praia. Mas o calor não deverá tardar, pelo que alguns conselhos são importantes para evitar problemas.
Os golpes de calor são um dos problemas que podem surgir em dias em que o sol é mais intenso e as temperaturas sobem muito. Um golpe de calor, ou insolação, é uma condição médica grave resultante de exposição prolongada a altas temperaturas e desidratação, onde o corpo não regula adequadamente a sua temperatura interna. Os sintomas principais incluem temperatura corporal acima de 40°C, pele quente e seca, dor de cabeça intensa, náusea, confusão mental, convulsões, e pulso rápido. As causas incluem exposição prolongada ao calor, exercícios intensos em clima quente e húmido, certos medicamentos, consumo excessivo de álcool, e desidratação.
Se não tivermos os cuidados adequados, podemos sofrer de um golpe de calor ao volante, o que pode ser ainda mais perigoso. Para evitar isso, damos algumas dicas para lidar melhor com o calor:
- Hidratação: ter água fresca à mão é muito importante para manter uma hidratação correta. Além do mais, é aconselhável não abusar de bebidas açucaradas e excitantes como o café.
- Antecipe-se: conhecer os estacionamentos públicos e privados que existem na zona para a qual se dirige ajuda a encurtar o tempo de deslocação.
- Confie na tecnologia: e em aplicações que mostram aos condutores as ruas nas quais é mais simples estacionar, assim previne deambular pela cidade à procura de estacionamento.
- Proteger o interior do sol: se não tem a sorte de estacionar à sombra, utilize o tapa-sol para proteger as janelas do sol, especialmente o para-brisas e o volante. Assim, evitará queimar-se quando voltar a pegar no carro.
- Arrefeça pouco a pouco: abra as janelas para que o calor acumulado sai do veículo e espere circular alguns minutos antes de ligar o ar condicionado.
- Acima dos 22 graus: se tem ar condicionado, o ideal é manter o interior do carro a uma temperatura superior a 22 graus para evitar diferenças extremas de temperatura com o exterior.
- Reserve o estacionamento: se não quer renunciar a estacionar à sombra, há como reservar lugar no estacionamento da sua eleição através de páginas online.
- Utilize roupa cómoda: que seja folgada e leve. Uma camisa fina que cubra os braços irá aliviar a sensação de calor na pele.
- Descanse: a cada duas horas ou perante o menor sinal de cansaço, sonolência ou má disposição.
- Nunca dentro do carro: não espere outras pessoas dentro do veículo quando as temperaturas são altas. E claro, não deixe crianças e mascotes dentro do veículo, ainda que seja por curtos espaços de tempo.
0 comentários