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Depois do F1, o McLaren P1 marcou uma nova era na marca, há dez anos

By on 16 Março, 2023

Quando surgiu no mercado, o McLaren P1 trouxe novos patamares de desempenho e soluções tecnológicas inovadoras, tal como o F1 fez há 30 anos. Mas agora, é o momento de comemorar o 10º aniversário do McLaren P1.

A McLaren está a comemorar os dez anos desde a apresentação oficial do seu primeiro híbrido de elevadas prestações, o P1. Apresentado no Salão de Genebra de 2013, a versão de estrada deste modelo conquistou muitos dos olhares do certamente, não só pelo seu visual agressivo, mas também pela tecnologia que estreava, com uma forte inspiração nas soluções que a equipa desenvolveu para o Campeonato Mundial de Fórmula 1, tão moderna e evoluída que até inspirou o desenvolvimento de modelos mais atuais como o novo Artura.

A principal “missão” do McLaren P1, em 2013, era a de ser o “melhor ‘driver’s car’ em todo o mundo, seja em estrada ou em circuito”, sendo que para comprovar esta ambição, a McLaren esteve presente em diversos testes de desenvolvimento, incluindo o registo da famosa volta ao Nordschleife, que já é quase obrigatória para qualquer construtor de automóveis desportivos.

O sistema hibrido do McLaren P1 inclui um V8 de 3,8 litros com dupla sobrealimentação, capaz de desenvolver uma potência máxima de 737 cavalos, mas também um motor elétrico que produz 179 cavalos de potência, o que resulta numa potência máxima combinada de 916 cavalos, num automóvel que pesa menos de 1.500 quilos.

O peso mais reduzido, que se consegue através de uma extensa utilização de fibra de carbono, de vidros mais finos, da ausência de carpetes e material isolante e de tantas outras soluções, resulta em prestações simplesmente incríveis tais como a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos, até aos 200 km/h em 6,8 segundos e até aos 300 km/h em 16,5 segundos. E com uma velocidade máxima declarada de 350 km/h. E tudo isto, há dez anos.

A produção de apenas 375 unidades ficou rapidamente esgotada, sendo que a primeira unidade, com a carroçaria em Ice Silver, foi terminada em setembro de 2013 e a última em dezembro de 2015, com uma pintura laranja brilhante que passou para o catálogo de cores da McLaren como Volcano Orange. Como curiosidade, resta referir que o nome P1 foi herdado da competição, com a designação que normalmente assinala a primeira posição da grelha (P1), mas esta designação também está relacionada com a herança da marca, uma vez que o McLaren F1 era conhecido original como o ‘Project 1’ ou P1.

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