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A Dallara apresentou o seu primeiro desportivo de estrada, o Stradale

By on 16 Novembro, 2017

Dallara Stradale

A Dallara, especialista em veículos de competição, revelou o seu primeiro modelo de estrada, o Stradale, num evento de celebração dos 81 anos do fundador da empresa, Gian Paolo Dallara.

Serão produzidas 600 unidades, 100 já foram vendidas. Entre os vários clientes, destacam-se os ex-pilotos de Fórmula 1, Jean Alesi e Paolo Barilla, e o CEO da Fiat Chrysler Automobiles, Sergio Marchionne.

O engenheiro aeronáutico italiano Gian Paolo Dallara fundou a Dallara há 45 anos depois de ter trabalhado na Ferrari, Maserati e Lamborghini, onde desenvolveu o Lamborghini Miura em 1966. Desde então ambicionava fabricar e comercializar um desportivo homologado para circular em estrada inspirado no conceito de relação entre potência e peso dos automóveis produzidos pelo fundador da Lotus, Colin Chapman. Através do Stradale, o seu desejo tornou-se realidade.

Peso e aerodinâmica

O Stradale é um veículo leve que conta com uma carroçaria e um cockpit constituídos por fibra de carbono. Pode passar de um speedster para um coupé através da adição de um pára-brisas, tejadilho e portas verticais opcionais.

Dallara Stradale

Pesa 855 kg e tem 400 cv, apresenta um rácio de que quase 2 kg por cavalo, replicando automóveis como o Lotus 7, que exibia uma excelente relação potência/peso. A aerodinâmica do Stradale foi estudada numa rede de 3 túneis de vento da Dallara. De acordo com o CEO da empresa, Andrea Pontremoli, a sua eficiência aerodinâmica é de 2,1, os concorrentes directos esforçam-se para obter valores entre 1,2 e 1,4.

Dallara Stradale

Motor e prestações

O Dallara Stradale está equipado com uma caixa manual de 6 velocidades e um motor Ford Ecoboost optimizado de 2,3 litros e quatro cilindros capaz de debitar 400 cv. Na sua configuração standard, o veículo consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,45 segundos e atingir a velocidade máxima de 280 km/h. Uma asa traseira adicional melhora a condução em pista, pois produz uma força descendente de 820 kg, mas aumenta o coeficiente de arrasto o que limita a velocidade máxima nos 265 km/h. O sistema de gestão do motor foi desenvolvido por Robert Bosch especificamente para o automóvel italiano.

Dallara Stradale

Cerca de 300 veículos de competição produzidos pela Dallara competem todos os fins de semana em diversos campeonatos, como a Fórmula 1, Fórmula 3, Fórmula E e Le Mans Endurance. O Dallara Stradale permitirá ao condutor experienciar uma condução de carácter competitivo a um preço bastante razoável, o 2 lugares terá um preço inicial antes de impostos de 155.000 euros em Itália

 

 

 

 

 

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