Bigster: O novo C-SUV da Dacia, com mais espaço e mais conforto
GPL: Fórmula de sucesso da Dacia chega ao milhão de veículos vendidos

Dacia reforça a gama de modelos mais aventureiros com a versão Extreme

By on 1 Março, 2023

Os modelos da Dacia com capacidades mais aventureiras acabam de receber um novo nível de equipamento que tem precisamente a vantagem de oferecer um visual mais de acordo com uma vertente de lazer.

Há apenas algumas semanas, a Dacia mostrou-nos uma nova versão do pequeno Spring, elétrico, com uma nova motorização mais potente, mas também com um novo nível de equipamento designado por Extreme. E a reação a este visual foi tão positiva, que a marca optou por disponibilizá-lo nos seus modelos de caráter mais aventureiro, ou seja, o Duster, o Jogger e o Sandero Stepway. Além do Spring que já conhecíamos. No Duster e o no Jogger, esta versão substitui mesmo a SL Extreme, que era uma edição limitada e em termos de disponibilidade, as encomendas estão abertas desde hoje, dia 1 de março.

As principais diferenças estão na nova cor Verde Cedar disponível para a carroçaria do Duster, do Jogger e do Sandero Steway, ou na Azul Slate que pode ser escolhida com o Spring. Nos três modelos de maiores dimensões passa a estar integrada uma antena no tejadilho, tipo barbatana de tubarão, em preto brilhante, mas também novas jantes de liga leve, também em preto brilhante, com 17 polegadas de diâmetro no Duster e na medida abaixo no caso do Jogger e do Sandero Stepway.

Para contrastar com as novas cores da carroçaria foi escolhido um novo tom Castanho Cobre, que é visível em diversos detalhes por toda a carroçaria, incluindo frisos, as capas dos espelhos retrovisores, pequenos pormenores nas barras do tejadilho, nos centros das jantes e até na designação de cada modelo, seja na que se encontra na tampa da bagageira, ou nas assinaturas laterais de dimensão mais compacta. Além deste novo tom, estão também presentes alguns elementos com um padrão topográfico, que ainda enaltece o espírito mais aventureiro destas novas versões Extreme.

No interior, são novamente alguns detalhes em Castanho Cobre e os elementos com o padrão topográfico que fazem a diferença, criando mesmo um ambiente mais elaborado e acolhedor. Não faltam, por exemplo, os tapetes em borracha com este padrão, as costuras em cobre, o logo da marca nos assentos e até um novo tipo de revestimento designado por MirrorCloud (disponível para o Duster, Jogger e Sandero Stepway), que se assemelha ao veludo, mas que oferece uma excelente resistência ao desgaste, é muito fácil de limpar e bastante agradável ao toque.

“Tendo lançado a nova identidade de marca em toda a gama, estamos agora a apresentar um novo nível de equipamento em vários modelos da Dacia. O nível Extreme encapsula o espírito aventureiro da Dacia e dá ainda mais significado à nossa promessa como marca. O Spring, o Sandero Stepway, o Duster e o Jogger, todos eles estarão disponíveis no nível de equipamento Extreme, que ostenta um aspeto aventureiro único e características que complementam o seu equipamento para as atividades ao ar livre”.

Lionel Jaillet – Vice-Presidente para Desempenho de Produto da Dacia

O 65 Eletric: um novo motor elétrico lançado juntamente com o Dacia Spring Extreme. Com o lançamento do novo equipamento Extreme, no Spring, a Dacia também estreia o novíssimo motor Electric 65 (65cv / 48kW). Disponível apenas no Spring Extreme, o motor é acoplado a uma nova caixa de velocidades única (que multiplica o binário transmitido às rodas), proporcionando, ao mesmo tempo, melhores acelerações e recuperações, numa gama ainda mais alargada. Graças ao novo motor Electric 65, o Spring Extreme tem uma autonomia de 220 km, em ciclo misto WLTP e de 305 km, em ciclo urbano WLTP. O motor Electric 45 (45cv / 33kW) continua a estar disponível no nível de equipamento Essential.

Extended grip: uma solução que faz maravilhas fora de estrada. Enfrentar, com sucesso, superfícies lamacentas, com neve ou escorregadias, pode revelar-se um desafio num automóvel de tração às duas rodas. A inteligente solução Extended Grip da Dacia deixa os condutores mais à vontade para se aventurarem fora de estrada. O Extended Grip está disponível, de série, no nível Extreme do Stepway e do Jogger. Uma vez ativado, através de um botão na consola central, este permite que as rodas girem mais livremente e com menos perdas de tração, ao ajustar as definições de controlo eletrónico de estabilidade (ESC). O Duster, o icónico automóvel aventureiro da Dacia, está disponível com tração às quatro rodas e continua a ser um dos SUV mais robustos e fiáveis do mercado.

Com espaço para uma boa noite de sono. O Sleep Pack é o primeiro equipamento a ser lançado como parte da gama de acessórios InNature. Disponível em todos os níveis de equipamento do Jogger, o Sleep Pack transforma o habitáculo, num quarto, em apenas alguns minutos. Este acessório amovível é compatível com todos as versões Jogger produzidas desde o lançamento. Na versão de sete lugares do Jogger, os dois bancos amovíveis da terceira fila precisam de ser retirados antes de o pack poder ser montado. O objetivo foi produzir um pacote de elementos que fosse simples, removível e acessível.

Simples: O pack inclui três componentes-chave: uma cama dupla que pode ser montada, sem assistência, em menos de dois minutos, uma prateleira e um espaço de armazenamento; Removível: O pack completo (incluindo o colchão) pesa menos de 50kg; Acessível: Este Sleep pack custa 1.490 euros quando encomendado com um Jogger novo ou 1.790 euros quando encomendado separadamente (preços em França com IVA). Este acessório de madeira, simples e inteligente, destina-se a complementar peças de equipamento de campismo que muitos utilizadores já possuem (tais como frigoríficos ou fogões portáteis). O pack seria menos apelativo e bastante mais caro se incluísse tais equipamentos.

Capacidade de carga otimizada, um discreto Sleep pack e dimensões generosas. Quando a chapeleira está colocada, o pack fica escondido e o Jogger parece ser um Dacia normal de 5 lugares. A inteligente engenharia usada na conceção desta caixa de madeira garante que a área de armazenamento (220L) pode ser sempre acedida, quer a embalagem esteja ou não montada. A chapeleira, com o logótipo, quando está colocada pode ser utilizada como prateleira. O sistema de cama deslizante, integrado nas portas traseiras, inclui um colchão de 190cm x 130cm. Esta configuração oferece uma grande altura livre para a cabeça de, pelo menos, 60cm.

Como complemento, passam também a estar disponíveis vários acessórios que complementam o Sleep pack InNature da Dacia, como cortinas blackout para todas as janelas, oferecendo um eficaz controlo da luminosidade e da privacidade ou mesmo uma engenhosa tenda que pode ser interligada ao Jogger quando a tampa da mala está aberta, proporcionando espaço extra para dormir.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)