Bigster: O novo C-SUV da Dacia, com mais espaço e mais conforto
GPL: Fórmula de sucesso da Dacia chega ao milhão de veículos vendidos

Dacia Jogger aposta no espaço interior e num preço imbatível

By on 23 Fevereiro, 2022

Contornando as tendências de mercado tal como tem feito nos últimos anos, a Dacia coloca mais uma proposta no mercado que será capaz de responder a diversas necessidades.

Com o novo Jogger, a marca conta com uma carrinha, mas também com um SUV e até com algumas características que costumávamos associar aos monovolumes, uma vez que este modelo parece conseguir misturar todos estes conceitos da melhor forma possível, acrescentando um habitáculo bastante espaçoso e com capacidade para sete pessoas.

Ao longo dos seus 4,55 metros de comprimento, a Dacia colocou diversos dos trunfos que o transformam numa aposta muito racional para a maioria das famílias, sendo que nesta medida, quase três metros estão destinados ao espaço entre ambos os eixos, o que deixa adivinhar uma boa oferta em termos de espaço no habitáculo. E sim, o facto de continuarmos a falar no espaço é porque este é mesmo um dos maiores trunfos do novo Jogger.

A bordo da nova proposta da Dacia podem existir três filas de assentos, onde vão conseguir viajar sete pessoas. E caso esteja já a pensar na terceira fila, podemos desde já adiantar que esta não está destinada apenas a crianças como costuma acontecer com a maioria dos modelos de sete lugares. Nos dois lugares traseiros do Jogger cabem mesmo dois adultos, com espaço razoável para as pernas e em altura, ficando apenas sentado numa posição em que as pernas ficam ligeiramente mais para cima que o desejado, mas sem que isso se torne desconfortável. E para aceder a esta zona, basta abrir a enorme porta traseira lateral do Jogger e rebater os assentos da segunda fila.

Na bagageira e com os sete lugares em uso, o espaço disponível não chega aos 200 litros de capacidade, mas este é um problema que temos apenas quanto estão efetivamente sete pessoas a bordo. Caso contrário, os assentos traseiros podem ser facilmente rebatidos (ou retirados), dando origem a uma volumetria com quase 600 litros de capacidade.

Já na fila do meio e mesmo nos lugares da frente, o nível de conforto e o espaço disponível está quase perto do que temos num Duster e ao volante, a grande maioria dos comandos até nos vão certamente parecer muito familiares.

Voltando ao exterior, a Dacia apostou numa imagem mais robusta e com diversas aplicações plásticas em zonas como nas cavas das rodas e nos para-choques de tamanho mais generoso, de forma a preparar o Jogger para aqueles caminhos que normalmente já não incluem asfalto. Ainda que não se trate de um modelo de todo-o-terreno, a altura ao solo mais elevada já lhe permite algumas aventuras mais arrojadas nos momentos de família em que poderá conseguir fugir à rotina. E em termos visuais, o novo modelo também se alinha perfeitamente com as linhas das opções mais recentes da marca.

A chegada ao mercado do novo Dacia Jogger está já agendada para o mês de março, com uma gama que vai incluir um novo motor a gasolina de 110 cavalos, mas também uma versão a gasolina e GPL, tal como tem vindo a acontecer com a grande maioria dos modelos da marca. E não, nada de Diesel neste novo Dacia Jogger. Para o próximo ano, o que vai existir é uma nova versão híbrida, fazendo com que seja o Jogger a estrear esta solução na marca romena.

E como se trata de um Dacia, é claro que o preço final é que é mesmo o seu maior trunfo, ainda mais do que o espaço a bordo. A versão base do novo Jogger, tem um preço de 14.900 euros quando equipada com a motorização de 100 cavalos a GPL. E no caso de optar pela versão de sete lugares, basta adicionar cerca de 750 euros a este valor. Já a diferença de preço entre a versão GPL e o novo motor TCe de 110 cavalos a gasolina é de 500 euros.

Ou seja, se escolher a versão mais cara da gama, com o nível de equipamento mais recheado SL Extreme, com sete lugares e o motor a gasolina de 110 cavalos, mesmo assim, o valor indicado ainda vai ficar abaixo dos 19 mil euros. Como sempre, são estes os trunfos com que a marca tem conseguido deixar diversas pessoas a fazer contas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)