Bigster: O novo C-SUV da Dacia, com mais espaço e mais conforto
GPL: Fórmula de sucesso da Dacia chega ao milhão de veículos vendidos

Dacia apresenta resultado histórico na divulgação de resultados de 2022

By on 24 Janeiro, 2023

Mais do que os valores recordistas, 2022 foi um ano de transição para a Dacia, com a chegada de modelos tão importantes como o Jogger e o Spring, além da renovação da imagem de toda a gama.

A Dacia iniciou a sua atividade no mercado nacional em 2008, a sua procura tem sido cada vez mais elevada e cativado diversos novos clientes para a marca. E agora, quatorze anos depois, no fechar das contas de 2022, a Dacia revelou números recorde no que diz respeito à sua quota de mercado e nos números de vendas a clientes particulares.

No que diz apenas respeito aos Veículos de Passageiros, a Dacia conquistou um inédito quarto lugar, com uma quota histórica de 6,5%. Trata-se de um recorde para a marca, que corresponde a 10.157 unidades comercializadas – mais 74,4% em relação a 2021 e o maior crescimento registado por uma marca. Um resultado que se torna ainda mais extraordinário, se tivermos em conta que 2022 ainda contou com diversos constrangimentos causados pela crise dos semicondutores.

O ano de 2022 foi absolutamente extraordinário, com conquistas inéditas para a Dacia. Em menos de dois anos de beneficiar de uma estrutura e equipa independentes no seio do Grupo Renault Portugal, conseguimos ser a marca preferida dos clientes particulares portugueses e com uma quota de mercado recorde. É um motivo de enorme orgulho para as nossas equipas! A Rede de Concessionários está de parabéns, já que é a eles que este resultado também se deve”.

Para 2023, os objetivos passam pela consolidação da marca, com uma imagem totalmente renovada, apostando em soluções de mobilidade e serviços, o que permitirá continuar o crescimento sustentável. Estamos na expetativa de que o Governo lance um Plano de Incentivo ao Abate destinado a particulares. Uma medida que urge ser tomada, na medida em que, os últimos dados, revelam que o parque automóvel rolante em Portugal tem quase 14 anos de idade e que, em média, abatem-se os automóveis aos 24 anos de idade. Numa altura que tanto se fala na transição para uma mobilidade mais ecológica, este plano será determinante para a concretização desse objetivo”.

José Pedro Neves, Diretor Geral da Dacia Portugal

Em termos de modelos, o Dacia mais vendido continua a ser o Sandero, com um total de 5.100 unidades comercializadas, seguido do Duster com 3.100 unidades. Os modelos mais recentes, como o Dacia Jogger e o Spring, são os que se seguem na tabela, com 960 e 360 unidades respetivamente.

Para dar continuidade a este desempenho, 2023 não será um ano menos empenhado, uma vez que será ao longo deste ano que vamos receber o primeiro híbrido da marca, no formato do Jogger, será também este ano que a gama Spring será enriquecida com uma motorização mais potente e que chegará a versão comercial do Duster. Tudo, já com a nova imagem da marca, que inclui uma atualização de imagem em todos os modelos e espaços da marca.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)