“C’um caraças… é maravilhoso”: James May levou o Praga Bohema ao Grand Tour
O checo Praga Bohema fez a sua estreia de forma dramática no ecrã global, através do The Grand Tour. Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May elogiam o estilo, a engenharia e o desempenho do Bohema, que Clarkson considera o Bohema “uma peça de engenharia muito impressionante dos checos”
A aparição na televisão ocorre apenas algumas semanas antes do início da produção do Praga Bohema, com 89 unidades e especificações de produção de 1,3 milhões de euros
Apresentado no episódio 2 da 5ª temporada, The Grand Tour: Eurocrash, o protótipo do hipercarro Bohema, legal em estrada, foi conduzido por James May num aeródromo na Eslováquia e elogiado pela sua direção “incrível”, aceleração e agilidade “enormes”, e resumido por Jeremy Clarkson como “uma peça de engenharia muito impressionante dos checos”.
Filmado num dos dias europeus mais quentes de que há registo no verão de 2022, a aparição na televisão ocorreu apenas algumas semanas antes do lançamento do Praga Bohema de 89 corridas, com especificação de produção de 1,3 milhões de euros, e do início do fabrico dos primeiros automóveis para clientes na fábrica de Praga, na República Checa.
Ao comentar o Bohema no The Grand Tour, James May afirmou: “Tem uma direção incrível. Não tem um volante, tem uma alavanca, mas mesmo num circuito bastante apertado como este, nunca preciso de tirar as mãos da posição de um quarto para três. Obviamente, tem uma aceleração enorme, e eles não optaram pela velocidade máxima, mas sim pelo baixo peso e pela agilidade, e isso é algo que ele definitivamente tem. É maravilhoso… é simplesmente maravilhoso”.
Entretanto, o colega apresentador Richard Hammond elogiou o design e o estilo do protótipo de desenvolvimento do Bohema, dizendo: “É um caminho difícil de trilhar, não é, porque tem de parecer infantil e tolo, o que é o caso, mas parece realizado e acabado”.
Mark Harrison, Diretor de Vendas e Marketing da Praga Automotive, afirmou: “Recebi uma chamada no ano passado a perguntar sobre o carro de corrida R1 – na altura estávamos a manter o Bohema em segredo. Mas quando mostrámos aos rapazes as fotografias do Bohema, foi óbvio tentar fazer com que funcionasse com o programa: onde melhor para agitar a bandeira da Praga? É óbvio que há riscos envolvidos em fornecer um hipercarro 12 meses antes da produção para um salão mundial de tão alto nível, mas as recompensas valem certamente a pena: Sempre quis que o James dissesse “Caramba!” sobre um automóvel que estou a ajudar a lançar! E toda a equipa da Praga é grande fã do Top Gear e do Grand Tour, por isso estamos muito orgulhosos de ouvir o Jeremy e o Richard elogiarem a engenharia e o design do carro”.
O episódio prestou igualmente homenagem ao impressionante património da Europa Central em matéria de design e engenharia automóvel. Com 117 anos de história, a marca Praga tornou-se uma das maiores empresas de engenharia automóvel da Europa Central na primeira metade do século XX e cresceu até se tornar uma das “três grandes” marcas da Checoslováquia, produzindo mais automóveis do que a Škoda e a Tatra juntas nas décadas de 1920 e 30. Com uma linha de produtos que inclui karts, camiões, aviões, o carro de corrida R1 e, agora, o hipercarro Bohema, legalizado para a estrada, a Praga continua a ser uma das mais antigas marcas de automóveis com uma história ininterrupta no mundo.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários