Crossover Domination: no reino da Nissan
O Nissan Crossover Domination é já um habitué da marca para assinalar os seus bons resultados, fazer uma retrospetiva de passado, olhar o presente e apresentar o futuro na sua gama Crossover. Na última semana teve lugar a sua quinta edição, da qual lhe damos conta nas próximas linhas…
A Nissan é uma marca de referência no segmento dos Crossover, com 59 mil unidades vendidas em 11 anos de percurso em Portugal. Um registo que lhe granjeia a liderança em solo nacional e que tem como joia da coroa o Qashqai, a celebrar o seu 10º aniversário.
No acumulado de janeiro a outubro, o mercado de automóveis de passageiros experimentou um crescimento de 7,8%, enquanto o segmento de crossover cresceu 21,5%. Por subsegmento, os crossovers compactos cresceram 7,7% e os médios 39,8%.
No caso da Nissan, neste período, foram mais de 7,3 mil unidades vendidas. Só em 2017 e até outubro passado foram comercializadas 5.079 unidades do Qashqai, que continua a ser líder do segmento e o 6º modelo mais vendido no total do mercado de passageiros; enquanto o X-Trail é líder entre os crossovers familiares do segmento C, com 504 unidades vendidas. Só o Juke não replica a performance dos ‘familiares, estando em quarto do seu ‘campeonato’, com vendas de 1.767 unidades.
Experiência off-road
Foi neste contexto, e num ano em que chegaram ao mercado os renovados Qashqai e X-Trail (em termos estéticos, de condução, de tecnologia e comodidade interior), que teve lugar a mais recente edição do Nissan Crossover Domination, que rumou ao Cabo da Roca, depois de já ter passado por locais como os cabos de Finisterra e de Trafalgar, em Espanha, em que a marca aproveitou para apresentar uma versão especial do Juke e a sua visão de futuro com o IMx (ver caixas).
O evento decorreu ao longo de um percurso de 120 km nos quais tivemos ocasião de estar ao volante do novo Nissan X-Trail – na versão de 130 cv e caixa automática XTronic – em cerca de 60 km. Pelo meio, um pequeno percurso em terra batida, com inclinações e declives algo pronunciados, e um piso marcado por algumas perturbações e pedras soltas. O modelo mostrou que, no caso da versão de tração dianteira, e apesar dos seus cerca de 1600 kg, possibilita aos seus utilizadores escapulidelas a terrenos mais acidentados e transposição de alguns obstáculos que podem gerar receio a um primeiro olhar, permitindo pequenas aventuras em família, sem o risco de se ficar a ‘patinar’ em algum trajeto. Já no trânsito urbano, as suas dimensões fazem ter naturais cuidados, mas para essas situações, os seus irmãos, Qashqai e Juke, são os mais talhados. No global, a experiência X-Trail foi uma pequena mostra de um percurso de nota no mundo dos crossover. Com esta trajetória, resta aguardar pelo 6º Nissan Crossover Domination.
André Duarte
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários