Continental desenvolve pneu que se enche sozinho em andamento
Chama-se C.A.R.E (Connected, Autonomous. Reliable. Electrified) e é um inovador conceito que permite encher o mesmo de forma autónoma e em andamento.
O protótipo está equipado com sensores que monitorizam constantemente dados referentes á profundidade do piso, possível dano, temperatura do pneu e a pressão do pneu. A informação é colhida por estes sensores e é enviada para o “ContiConnect Live” onde alguém, de forma remota, pode gerir a condição do pneu.
Mas o mais interessante deste C.A.R.E, são as bombas centrifugas incluídas na roda. Enquanto o carro acelera, as forças centrífugas geradas dentro da roda influenciam as bombas e estas geram ar comprimido. Esta tecnologia chama-se “PressureProof” e assegura que o pneu está sempre com a pressão correta. Desta forma, melhora-se a eficiência e reduz-se as emissões de CO2. Qualquer excesso de ar comprimido gerado pelas forças centrífugas, é armazenado num reservatório integrado que rapidamente pode enviar pressão para o pneu em caso de necessidade.
A Continental não disse quando e se a tecnologia C.A.R.E vai chegar à produção em série. Mas afirma que esta tecnologia pode oferecer uma forma efetiva de gestão de pneus para veículos futuristas como frotas de “robô táxis” pata otimizar custos. Um pneu deste tipo também poderia ser útil para ajudar a aumentar a eficiência de modelos elétricos ou com condução autónoma.
Recordamos que a Continental apresentou no início do ano o seu sistema de hibridização de 48 volts, para vender a construtores que não tenham capacidade de construir sistema nativos.
0 comentários