Conheça o Renault Rafale ao pormenor
É uma das muitas novidades da Renault para este ano. O Renault Rafale está prestes a entrar no mercado e apresenta um leque de argumentos fortes. Há muito para conhecer no novo topo de gama da marca francesa.
O exterior do Rafale
Olhando para o marcado atual, não espanta que o “flagship” da Renault seja um SUV. Com 4,71 m de comprimento e 1,86 m de largura, o que o coloca diretamente no segmento D. Com 1,61 m de altura, é um SUV desportivo. A longa distância entre eixos (2,74 m, a mesma do Espace) permite uma linha de tejadilho suavemente curvada para manter a altura livre na retaguarda, seguindo o desenho dos SUV Coupé, uma filosofia já adotada no Arkana com bons resultados.
Além das linhas fortes e bem vincadas, destaca-se a grelha do radiador do Rafale, inspirada na imagem de marca da Renault, é composta por pequenos diamantes dispostos num desenho 3D ao redor do logótipo central. O fundo azul ou cinza-ardósia, dependendo da versão, cria um efeito ótico que parece aparecer e desaparecer conforme o ângulo de visão.
A assinatura luminosa da nova filosofia visual introduzida por Gilles Vidal está bem presente. Os faróis do Rafale, opcionalmente equipados com tecnologia Matrix LED Vision, possuem uma película dicroica multicolorida, demonstrando a atenção aos detalhes. As luzes traseiras, claramente separadas para uma presença visual forte, são inspiradas nos puzzles chineses de tangram, com formas que se assemelham a “cubos de gelo flutuantes” quando desligadas. Quando acesas, ganham vida graças à tecnologia micro-ótica.
O Renault Rafale E-Tech full hybrid está disponível em cinco cores de carroçaria, duas das quais são novas: Branco Nacarado Acetinado e Azul Cume. O Vermelho Flame, o Preto Estrela e o Cinzento Shiste constituem as restantes tonalidades da paleta. A versão E-Tech 4×4 Atelier Alpine de 300 cv irá estrear o Azul Cume Acetinado, uma tonalidade exclusiva deste modelo.
O “pack de personalização exterior” do Renault Rafale oferece capas dos espelhos retrovisores exteriores e placas de proteção do para-choques dianteiro e traseiro em Branco Nacarado Acetinado ou Azul Cume Acetinado, proporcionando nove combinações possíveis de tonalidades ou contrastes. Além disso, estão disponíveis características adicionais, como um spoiler da bagageira em preto brilhante para um toque desportivo, pranchas de acesso, suportes para bicicletas e esquis, barras de tejadilho de fixação rápida e uma barra de reboque elétrica rebatível.
O interior do Rafale
No interior não encontramos novidades e ainda bem. Os interiores apresentados nos mais recentes modelos da Renault são agradáveis e não há necessidade de mudar em equipa que ganha. Tecnologia como o excelente Solarbay, apoio de braço engenhoso para os bancos traseiros e o excelente OpenR são os principais destaques.
O Solarbay, uma forte aposta da marca, é um sistema engenhoso. O teto em vidro opacificante (1470 x 1117 mm) incorpora a tecnologia AmpliSky, na qual a estrutura molecular dos cristais líquidos dispersos em polímeros (PDLC) reage a uma corrente elétrica. Os nove segmentos do tejadilho envidraçado escurecem a pedido, proporcionando a máxima proteção contra o sol, em segundos, sem necessidade de uma cortina. Este teto de vidro inteligente pode ser controlado, por um interrutor ou por comando de voz, utilizando o Google Assistant. Garante uma ótima luminosidade interior mesmo com o vido no seu “modo opaco”.
O conforto é também uma característica dos modelos Renault, que não foi descurado, apesar de se tratar de uma proposta mais desportiva. O Rafale apresenta novos bancos especiais com reforços laterais para um apoio excelente. Os estofos em Alcântara não só contribuem para o ambiente desportivo, mas também são eco-responsáveis, sendo a primeira Alcantara a ser reciclada, até um nível de 61%. Como acessórios opcionais, as almofadas do encosto de cabeça traseiro, estofadas em Alcantara, adicionam um toque extra de elegância e conforto para uma experiência de condução memorável. Nos bancos encontramos também um pormenor interessante.
Nas versões Esprit Alpine e Atelier Alpine, os estofos em Alcantara perfurado revelam um forro azul, enquanto um ‘A’ com uma seta na parte superior do encosto é iluminado e pulsa ao ritmo do coração humano. A cor da iluminação corresponde à opção selecionada nas definições MULTI-SENSE. Este sistema, exclusivo no mercado, utiliza uma guia de silicone flexível que não afeta o conforto do encosto. Essa nova tecnologia é uma estreia mundial neste nível da gama.
Apesar de ser um topo de gama, a sustentabilidade manteve-se no centro das atenções da Renault. Ao utilizar o TEP, um tecido revestido granulado mais agradável ao toque do que a pele, a Renault conseguiu eliminar todos os materiais de origem animal, mantendo a sensação de conforto tátil. Este material é reciclado em até 50% em todo o volante e até 100% nos estofos.
O Renault Rafale é pioneiro ao introduzir ardósia e cortiça fumada no habitáculo. Na versão Esprit Alpine, a ardósia evoca os Alpes. No painel de instrumentos, as folhas de ardósia, extremamente finas, moldam-se aos contornos com facilidade, sem se quebrarem. Já a versão Techno apresenta cortiça natural preta na faixa do painel de instrumentos. Além das suas qualidades decorativas, a cortiça não reflete a luz, proporcionando um ambiente mais agradável.
Além do conforto, temos muito espaço. A longa distância entre eixos e a linha do tejadilho, suavemente inclinada, resultam numa altura livre traseira de 880 mm, quase idêntica à do Espace (892 mm), sem comprometer o estilo aerodinâmico da carroçaria coupé. Em relação à capacidade de bagagem, o Rafale oferece um amplo espaço de 627 litros.
Equipamento
Também no nível de equipamento a Renault nos tem habituado a listas bem apetrechadas, com quantidade e qualidade. O Open R Link já foi muito elogiado e é seguramente um dos melhores sistemas de infotainment da atualidade. Simples de usar, com uma interface já familiar para muitos, torna-se num sistema de uso muito agradável, apesar de muito completo.
Este sistema oferece acesso ao Google Maps, Google Assistant e a uma ampla gama de mais de 50 apps, através do catálogo Google Play, proporcionando uma experiência semelhante à de um smartphone. Além disso, a interface é totalmente personalizável e compatível com Android Auto e Apple Carplay, tanto com conexão com fio quanto sem fio.
O sistema multimédia OpenR Link do Rafale foi atualizado com o Android Automotive 12, apresentando um novo design de interface. É um sistema aberto e conectado à nuvem, que integra automaticamente as atualizações recomendadas através da tecnologia FOTA (Firmware Over The Air). Além disso, o sistema fornece informações sobre novas peças, como alinhamento de rodas ou manutenção do ar condicionado.
O Renault Rafale também utiliza inteligência artificial para melhorar o conforto dos ocupantes. Por exemplo, o sistema pode sugerir desligar o ar condicionado se uma janela estiver aberta, ou ligá-lo se a temperatura estiver muito quente. Essas recomendações proativas são baseadas em procedimentos de “rotina”, analisados e listados a cada viagem.
Também do lado das ajudas à condução, os clientes Renault têm muita opção. O Renault Rafale vem equipado com 32 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), divididos em três categorias: condução, segurança e estacionamento. Entre esses, destaca-se o Intelligent Speed Assist (ISA), que monitoriza o limite de velocidade atual e alerta o condutor se o veículo estiver acima desse limite. O Rafale também possui o sistema Safety Coach de série, que promove um estilo de condução mais calmo e ajuda a reduzir o risco de acidentes.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários