Conheça a nova Audi A6 Avant em detalhe
O novo Audi A6 Avant combina um design dinâmico com facilidade de utilização diária e uma versatilidade de exceção. A secção traseira possui um design marcante, e, ainda assim, oferece um conceito flexível de compartimento de bagagem com capacidade de 565 a 1680 litros. O chassis e a suspensão foram desenhados para oferecer o melhor conforto e desportivismo. O sistema mild-hybrid é oferecido de série e aumenta a eficiência, enquanto a direção dinâmica nas quatro rodas aumenta a manobrabilidade e a agilidade. O sistema MMI touch response, totalmente digital, oferece uma utilização intuitiva para o condutor e os passageiros.
Estética e funcionalidade: o design exterior
As carrinhas atraentes dão pelo nome de Avant, e o novo A6 Avant continua esta tendência da Audi. Com superfícies alongadas, contornos elegantes, linhas marcantes e um óculo traseiro de perfil baixo, o design exterior reflete a nova linguagem de design da marca. Com pouco menos de cinco metros de comprimento, oferece elegância, desportivismo e sofisticação, com a sua longa parte dianteira e a linha de tejadilho levemente inclinada.
A larga, ampla e baixa grelha Singleframe domina a parte dianteira, enquanto a silhueta alongada as superfícies trapezoidais das janelas dominam o perfil lateral. Os alongados contornos desenhados sobre os guarda-lamas são testemunho dos genes quattro da Audi. A linha musculada do tejadilho termina nos planos pilares D.
O spoiler na parte traseira faz aumentar visualmente a silhueta e destaca o perfil desportivo do A6 vant. A tampa da bagageira termina num rebordo de separação curvilíneo, para garantir uma aerodinâmica otimizada. Uma faixa cromada acentua a escultura tridimensional da secção posterior e liga as uzes traseiras entre si.
Convidativo – carroçaria, espaço e compartimento de bagagens
O novo Audi A6 Avant tem 4,94 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e 1,47 metros de altura. As cotas do interior são ainda maiores que no antecessor. Face à concorrência, estabelece novas referências nas cotas ao nível dos cotovelos, quer à frente, quer atrás, e também no espaço disponível para as pernas dos passageiros do banco traseiro.
Apesar das linhas desportivas, o novo A6 Avant mantém a espaçosa capacidade do ompartimento de carga. A bagageira oferece uma largura de carga de 1050 mm e uma capacidade de 565 litros na configuração base, aumentando para 1680 litros com as costas do banco traseiro rebatidas. O portão traseiro e a chaeleira são elétricos, de série; para o primeiro está também disponível, em opção, um sensor de controlo de movimento.
Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40. Destaque ainda para um sistema de calhas, a cinta tensora, a rede de retenção e dois ganchos, tudo para uma melhor fixação dos volumes a transportar. O kit opcional de fixação de carga com barra telescópica, permite a divisão individual do compartimento de bagagem. O novo A6 Avant está vocacionado para viagens de longa duração, também graças ao baixo nível de ruído interior. A aerodinâmica e a acústica são de primeira classe; o coeficiente de penetração aerodinâmico, na versão base que começará a ser vendida após o lançamento no mercado, é de 0,27. A carroçaria, fabricada com componentes de aço e alumínio, oferece uma extraordinária rigidez.
MMI de navegação plus e Audi connect – mais infotainment na classe premium
O novo Audi A6 Avant oferece uma ampla gama de soluções de conetividade para maior segurança, conveniência e personalização. A configuração de série inclui o sistema de MMI avegação. O MMI navegação plus – um hub de media com um novo design – está disponível como opção. O módulo de transferência de dados de última geração utiliza o novo padrão LTE Advanced. O MMI de navegação plus também oferece uma série de novas soluções de navegação, que incluem uma função de autoaprendizagem baseada nas rotas percorridas, o que gera sugestões de pesquisa inteligentes. O sistema calcula a rota online, nos servidores de serviços HERE, que considera os dados em tempo real para toda a situação do tráfego. Estão disponíveis de série seis atualizações gratuitas a cada seis meses para o mapa de navegação.
O MMI de navegação plus é ainda mais completo com os módulos complementares opcionais, ncluindo dois sistemas de som. A versão topo de gama, o Bang & Olufsen Advanced Sound System, também ferece uma nova experiência espacial, trazendo o seu fascinante som 3D pela primeira vez aos bancos raseiros. As ações de voz oferecem um nível de operacionalidade nunca antes proposto, o mesmo acontecendo com a qualidade de som e a ligação, graças ao Audi phone box com carregamento por indução.
Entre os serviços online fornecidos pelo Audi connect estão vários serviços Car-to-X, como reconhecimento de sinais de trânsito e informações de perigo. Monitorizam os dados da frota Audi (swarm intelligence – inteligência de enxame) e enquadram o A6 com as condições de trânsito atuais. Pouco depois do lançamento no mercado, o novo A6 passará também a oferecer o serviço de estacionamento em espaços públicos, o que facilita a procura de lugar para estacionar.
Utilizando a app myAudi, os proprietários do novo A6 Avant podem aceder aos serviços digitais da Marca através de um smartphone.
Como opção, a nova chave digital Audi connect substitui a chave convencional. O carro pode ser aberto/fechado e a ignição ligada com um smartphone Android, através da tecnologia Near Field Communication (NFC). O cliente pode permitir que cinco smartphones ou utilizadores acedam ao veículo. A chave digital Audi connect no veículo serve essencialmente para situações em que o condutor fornece temporariamente uma chave a outra pessoa, como para um serviço no seu concessionário ou num parque de estacionamento com valet parking.
Segurança em primeiro lugar: tecnologia de iluminação e sistemas de assistência ao condutor
O Audi A6 Avant vem equipado com um pacote abrangente de sistemas de segurança, incluindo tecnologia de iluminação, sistemas de assistência e segurança passiva. Os faróis em LED são de série e estão disponíveis três versões, com os Matrix LED no topo da gama: cinco linhas horizontais formam a assinatura da luz diurna e enfatizam a largura da parte dianteira. O indicador de mudança de direção dinâmico está incluído neste equipamento de topo, e, em conjunto com as indicações “coming/leaving home”, ao abrir e fechar as portas, enfatizam o caráter distintivo da família A6. O pacote de contornos de iluminação ambiente (opcional), dá vida ao interior do modelo.
Com ainda mais conforto, estabilidade e segurança em deslocações urbanas ou em viagens de maior duração, o novo A6 Avant, com modernos e completos sistemas de assistência ao condutor, estabelece novos padrões na categoria premium. Estes incluem o parking pilot e o garage pilot, que irão aumentar a listagem de equipamentos disponíveis ao longo do ano: orientam o automóvel de forma autónoma, dentro e fora de um espaço de estacionamento ou garagem. O condutor pode sair do automóvel antes de ativar o sistema, e monitorizar o processo no seu smartphone, utilizando a app myAudi.
O pacote de assistência em cidade inclui soluções como a nova assistência em cruzamentos. O pacote Tour surge com o assistente de viagem que complementa o cruise control adaptativo, através de uma suave intervenção da direção para manter o veículo na faixa de rodagem. O assistente de eficiência promove um estilo de condução económica, reduzindo o consumo. Por detrás dos muitos sistemas de assistência encontra-se um módulo de elevada tecnologia da Audi: o controlador central de assistência ao condutor (zFAS), que calcula continuamente uma imagem dos arredores através de uma série de sensores, câmaras e radares. Este sistema reúne e processa os dados enviados por um conjunto de sofisticados sensores, formando uma imagem completa do meio envolvente ao A6. Dependendo do nível do equipamento, pode haver até cinco sensores de radar, cinco câmaras, 12 sensores ultrassónicos e um scanner a laser – outra inovação.
Eficiente e potente – todos os motores com tecnologia mild-hybrid (MHEV)
Potência, funcionamento de topo, elevada eficiência – estarão disponíveis quatro motores turbo para o Audi A6 Avant. São três motores V6 3.0 – dois TDI e um TFSI – e uma versão diesel de 2,0 litros e quatro cilindros. Todos os motores são novos ou recentemente desenvolvidos. O motor V6 a gasolina debita 340 cv (250 kW). O motor diesel de 3,0 litros está disponível em duas versões, com 286 cv (210 kW) e 231 cv (170 kW). O TDI de 2,0 litros oferece 204 cv (150 kW) de potência.
A tecnologia híbrida Audi mild (MHEV) aumenta ainda mais o conforto e a eficiência de todos os otores no novo A6 Avant. Em condições reais de condução, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível até 0,7 l/100 km. Com os motores V6, utiliza um sistema elétrico primário de 48 volts, enquanto um sistema elétrico de 12 V é instalado no 2.0 TDI. Em ambos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio. O Audi A6 Avant pode desligar por completo o motor entre 55 e 160 km/h, em função do sistema “roda livre”. O sistema start-stop funciona entre 7 e 22 km/h. O motor é reiniciado de forma preventiva assim que o veículo na frente do Audi A6 Avant inicie o andamento.
A oferta inclui, assim, o 2.0 TDI de 204 cv e 400 Nm que anima o A6 Avant 40 TDI; o 3.0 V6 que equipa os A6 Avant 45 TDI (231 cv e 500 Nm) e 50 TDI (286 cv e 620 Nm); e o 3.0 V6 TFSI de 340 cv e 500 Nm destinado à única opção inicial a gasolina, o A6 Avant 55 TFSI. A tração é dianteira na versão 40 TDI, e integral quattro nas restantes.
Os dois motores V6 TDI estão acoplados a uma transmissão tiptronic de oito velocidades; os locos 2.0 TDI e 3.0 TFSI estão, por sua vez, acoplados a uma caixa S tronic de sete velocidades de dupla embraiagem. Os motores V6 oferecem o sistema de tração quattro de série – com diferencial central autoblocante (nas unidades V6 TDI) ou com a tecnologia ultra que acopla instantaneamente a tração traseira quando necessário. O diferencial traseiro desportivo opcional, que distribui ativamente o binário entre as rodas traseiras ao curvar a velocidades mais elevadas, fornece o complemento ideal.
Confortável e ágil como nunca: a suspensão
O novo Audi A6 Avant é notoriamente mais desportivo do que o modelo anterior, devido, essencialmente, às soluções inovadoras da suspensão. A relação já desportiva da direção progressiva, de série, torna-se ainda mais direta à medida que o ângulo de direção aumenta; um novo conceito de amortecimento também transmite um intenso feedback com a estrada. O novo modelo oferece uma excelente manobrabilidade nas zonas urbanas, agilidade em estrada e um perfeito equilíbrio e conforto em autoestrada. A direção dinâmica nas quatro rodas é componente-chave nesta agilidade e manobrabilidade. Combina uma resposta direta e desportiva da direção com um incremento na estabilidade, ultrapassando este clássico conflito de objetivos.
No eixo traseiro, um atuador mecânico gira as rodas até 5 graus. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, aumentando a agilidade do A6 Avant e reduzindo o seu diâmetro de viragem até 1,1 metros. As manobras são assim facilitadas, apesar do comprimento exterior de quase cinco metros. A elevada velocidade, as rodas giram na mesma direção, otimizando a estabilidade quando se viaja em reta ou nas mudanças de faixa de rodagem. Assim, o A6 Avant não oferece apenas ao condutor uma estabilidade linear direta a velocidades elevadas: os passageiros também desfrutam de maior conforto, com a menor oscilação da carroçaria. A redesenhada suspensão tem muitas áreas construídas em alumínio. Apesar das jantes de maior dimensão, até 21 polegadas, e pneus até 255/35, o Audi A6 Avant melhorou o conforto e o ruído de rolamento em relação ao modelo anterior. Os travões, com pinças fixas em alumínio, são montados no eixo dianteiro.
A Audi oferece uma escolha de quatro variantes para a suspensão: a suspensão convencional com molas de aço, a suspensão desportiva, a suspensão com controlo de amortecimento e a suspensão pneumática adaptativa.
Bancos totalmente novos sublinham a personalidade do interior
O interior do novo Audi A6 Avant é ainda maior do que no modelo anterior. Os bancos totalmente novos sublinham a personalidade do novo modelo como uma carrinha familiar de topo, especialmente nas viagens de maior duração. Com as numerosas funções de regulação, os bancos dianteiros de contorno individual estão opcionalmente disponíveis com ventilação e massagem, incrementando o conforto. Também é assegurada uma excelente climatização interior: o pacote opcional de qualidade do ar melhora-o com duas fragrâncias subtis, um ionizador e um eficaz filtro antipoluição. Com grandes secções vidradas, o teto solar de vidro panorâmico, opcional, inunda o interior com luz. As características adicionais de conveniência incluem os limpa para-brisas com injetores integrados e o para-brisas aquecido, ambos isponíveis como opção.
A consola central no novo Audi A6 Avant está direcionada para o condutor. O display de topo do MMI touch response também é inclinado ligeiramente para a esquerda. Com a aparência do painel preto, quase que desaparece num recorte de alumínio quando desligado. O visor é ativado quando se abre uma porta; a interface gráfica do utilizador aparece reduzida, combinando com o design do interior.
O novo Audi A6 Avant chega a Portugal durante o último trimestre.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários