Conheça a maior colecção privada de modelos Volkswagen Golf
Um limpa-chaminés de Viena é o proprietário daquela que é a maior coleção privada de modelos Volkswagen Golf de que há conhecimento. Josef Juza começou com um exemplar em meados dos anos 90 e nunca mais conseguiu parar…
Esta é uma das histórias mais improváveis do universo automóvel. Envolve um entusiasta, que tem uma pequena empresa de limpeza de chaminés em Viena, um enorme armazém e nada menos do que 114 modelos da família Golf, incluindo algumas raridades de fazer inveja ao acervo museológico da… Volkswagen.
Josef Juza poderia organizar uma grande concentração de modelos Golf todos os dias sem convidar uma única pessoa e sem sair do seu enorme armazém. Mais: muito provavelmente, não existirá em qualquer lugar do mundo, exceto na Autostadt, em Wolfsburgo, cidade-sede da Volkswagen, um conjunto tão numeroso e significativo de raridades como aquelas que se encontram neste “esconderijo” industrial nos arredores de Vienna.
O começo foi simples e inocente. Primeiro veio um Golf. Depois outro e a seguir mais outro. Hoje, Josef já não procura ativamente, mas a verdade é que não consegue recusar sempre que lhe propõem mais um “achado”. Tudo começou quando Josef Juza comprou o seu primeiro Golf: “Quando me sentei num Golf pela primeira vez, tive a sensação que aquele carro fora feito para mim. A posição de condução, a diversão ao volante, a versatilidade… tudo exatamente como eu gosto”.
O limpa-chaminés de Viena usava uma Caddy para o seu trabalho diário, no verão usava um Cabrio, no inverno um Country, recorria a um GTI para os momentos de prazer de condução e, claro, a um Golf normal para as viagens em família. Até aqui, tudo muito lógico: “O meu ponto básico era – o Golf certo para cada ocasião.”
O problema veio depois… “Um dia, numa exposição de clássicos, apaixonei-me por um modelo da primeira série”, recorda Josef explicando que este Golf I foi o primeiro modelo “desnecessário” e, nesse sentido, marcou o verdadeiro arranque da coleção. Desde que descobriu a paixão, Josef passou a ceder à tentação em quase toda a parte: “Bastava uma olhada rápida na Internet e logo encontrava outro grande Golf a um preço fantástico. Muitas vezes, o transporte era mais caro do que o carro.”
Pode haver quem preste ao automóvel o mesmo nível de apego emocional que dedica a um eletrodoméstico. Nada de mal nisso e, de resto, o Golf até será uma escolha lógica para algumas dessas pessoas. No entanto, o carro é também uma projeção única de paixões e de individualidade. Neste contexto, o Golf, com sua mensagem clara e aparência despretensiosa, é a tela perfeita para a expressão pessoal. O poder deste espírito de personalização pode ser visto de forma evidente no famoso Encontro GTI que acontece todos os anos em Wörthersee.
Josef Juza entende as duas abordagens e escolheu modelos Golf que testemunham todas as perspetivas. Juntamente exemplares raros, a coleção inclui unidades de competição, outras com transformação específica para passeio, preparações de luxo, e até para recolha de lixo…
A coleção está, por agora, confinada ao armazém dos arredores de Vienna, mas Josef Juza quer abri-la ao público, o que poderá acontecer já em 2019. Por enquanto, pode saber-se mais um pouco em www.golfsrudel.at.
Josef Juza junto do Golf Citystromer, de 1981: foram produzidas 25 unidades e para história fica o facto de este ter sido um dos primeiros carros elétricos com capacidade para ser utilizado na condução diária. No painel de instrumentos, os indicadores de capacidade das baterias.
Duas das raras joias da coroa da coleção de Josef Suza: uma Caddy transformada em veículo de recolha de lixo e um Golf I pré-série com porta de correr no lado do condutor.
Vale tudo desde que seja funcional: um Jetta cabriolet e um Golf I transformado em buggy. Em ambos os casos, trata-se de personalizações feitas por privados.
And now for something completely different… uma Caddy outra adaptada a escada de acesso a avião, utilizada no aeroporto de Bremen (foram construídos três exemplares, Josef é proprietário de dois deles) e uma outra transformada em auto-caravana.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários