Conheça a nova motorização híbrida dos modelos C4 e C4 X da Citroën
A Citroën apresenta o bloco Hybrid 136 para os modelos C4 e C4 X, combinando eficientes motorizações a gasolina e diesel com a tecnologia híbrida Hybrid 48V.
Lançados em 2021 e 2023 e registando, respetivamente, vendas de 58.740 e 11.350 unidades na Europa em 2023, o C4 e o C4 X são duas berlinas familiares que se distinguem por um conceito de silhueta que combina o estatuto de berlina, o dinamismo de um coupé para o C4 e de um fastback para o C4 X, e a modernidade oriunda dos atributos SUV. A grande novidade para esta gama de produto é a introdução de um sistema que inclui uma bateria de 48V recarregável durante a condução, um motor a gasolina de 3 cilindros de 136 cv (100 kW) e uma nova caixa de velocidades eletrificada ë-DCS6 com um motor elétrico ë-Motor de 21 kW.
Com uso simples e fluido e sem necessidade de recarga externa, o bloco Hybrid 136 oferece um alto nível de prazer de condução e polivalência, reduzindo as emissões e o consumo de combustível em cerca de 20% em comparação com uma versão equivalente a gasolina com caixa EAT8.
Tem um impacto positivo nas emissões de CO₂, reduzidas até 20% (ou seja, menos 25 g/km) em relação ao motor a gasolina PureTech 130 S&S EAT8. Com 107 g/km de CO₂ (segundo o ciclo combinado WLTP), o C4 e o C4 X oferecem uma liberdade de condução sem constrangimentos em numerosas zonas com restrições de circulação.
Na motorização híbrida dos modelos C4 e C4 X, os motores elétrico e de combustão trabalham juntos ou separadamente de forma automática e suave, sem intervenção do condutor. Durante acelerações mais fortes, o motor elétrico fornece 9 kW adicionais (cerca de 12 cv), garantindo uma condução dinâmica e confortável. A bateria recarrega automaticamente durante a desaceleração, tornando o uso diário ainda mais conveniente e atraente para os clientes que desejam a experiência de um veículo elétrico sem se preocupar com o carregamento.
Capaz de operar até 50% das deslocações urbanas no modo elétrico, com zero emissões, proporciona os benefícios da energia elétrica, como facilidade de condução e acesso a zonas de baixas emissões, além de benefícios fiscais em alguns países. Disponível em Portugal a partir de 28.725 euros no C4 e de 29.315 euros no C4 X, até 31 de março.
Caraterísticas da tecnologia:
- Um motor a gasolina 1.2 PureTech de nova geração, desenvolvido especificamente para a hibridação (40% das peças são novas), com 3 cilindros e 1.199 cc, 136 cv (100 kW) às 5.500 rpm e 230 Nm de binário às 1.750 rpm. A escolha de um turbocompressor de geometria variável e de uma cadeia de distribuição contribui para o seu desempenho e robustez. Em conformidade com a norma Euro 6.4 e funcionando no ciclo Miller, o motor apresenta uma eficiência térmica melhorada para reduzir as emissões de CO2.
- Um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes capaz de desenvolver uma potência e um binário máximos de 21 kW (28 cv) e 55 Nm, respetivamente. Assegura o funcionamento elétrico do C4 e do C4 X para as necessidades de binário reduzido, a baixas velocidades, em manobras ou em desaceleração, e auxilia o motor de combustão interna no arranque. Funciona ainda como gerador de carga para a bateria durante as fases de desaceleração, reduzindo, ao mesmo tempo, o desgaste dos travões.
- Um motor de arranque por correia, alimentado a 48V, utilizado para iniciar o motor de combustão interna de forma rápida e reativa.
- Uma nova caixa de velocidades eletrificada, ë-DCS6, de dupla embraiagem, com 6 velocidades, sem interrupções de binário, também concebida especificamente para a tecnologia híbrida. As passagens de caixa são mais curtas e a condução mais confortável. O motor elétrico, o inversor e a ECU estão todos integrados, otimizando o espaço sob o capô.
- Uma bateria de iões de lítio de 48V, com uma capacidade disponível de 432 Wh, está instalada sob o banco dianteiro esquerdo, não causando qualquer impacto no espaço disponível, quer na bagageira, quer no habitáculo, para os passageiros.
- Graças a um conversor de tensão, uma parte da eletricidade produzida pelo motor elétrico de 48V é transformada em 12V, destinando-se à alimentação do equipamento de ambos os modelos, permitindo a inclusão de duas redes elétricas distinta
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