Conduzimos o novo Hyundai Kauai com o motor mais procurado em Portugal
A Hyundai tem no Kauai um dos modelos mais populares na
Europa. Se falarmos apenas de Portugal, já foram vendidas 5800 unidades desde
2017, o que o torna num dos SUV mais procurados do segmento, números que
demonstram bem a importante do modelo para a marca sul-coreana. Foi exatamente
por isso que, depois de sensivelmente quatro anos no mercado, chegou a altura de
renovar a fórmula para o manter apelativo e competitivo face aos rivais. Relativamente
à parte estética, a Hyundai decidiu manter o design, mas com atualizações que
fazem a diferença. Na secção dianteira, a mais modificada face ao pré-facelift,
deparamo-nos com o símbolo na zona superior do para-choques redesenhado e não
ao centro da grelha como no antecessor. Grelha essa que também foi bastante
modificada tal como os faróis. Na traseira as mudanças são mais discretas e
prendem-se por um novo para-choques e assinatura de luz repensada.
Painel de instrumentos digital é novidade
Passando para o habitáculo, o Kauai continua igual a si
mesmo. Espaçoso, simples e robusto, mas com uma boa atualização ao nível da
tecnologia. De facto, uma das coisas que “salta” logo à vista é o painel de
instrumentos digital, de série em todas as versões. Mais ao centro, encontramos
o ecrã central que pode ser de 8 ou 10,25 polegadas, consoante a versão
escolhida (10,25 polegadas apenas no Pack Plus). Destaque ainda para um reforço
nos sistemas de segurança SmartSense que passam a contar, por exemplo, com
travagem autónoma de emergência com função de deteção de ciclistas.
Ainda no interior, o Hyundai Kauai recorre a plásticos duros
ao toque, mas de boa qualidade. Já os bancos, em tecido na unidade que tivemos
a possibilidade de conduzir, são confortáveis, embora pudessem ter um pouco
mais de apoio lateral. Atrás, dois adultos conseguem viajar com conforto. Tudo
isto é acompanhado por 374 litros de volume de bagageira.
Motor mais procurado com algumas melhorias
Depois da apresentação digital do renovado Hyundai Kauai, os
representantes da marca sul-coreana deram-nos a oportunidade de conhecê-lo de
perto e conduzimos a versão 1.0 T-GDi a gasolina com 120 cavalos, associado a
uma transmissão manual de seis velocidades, no nível de equipamento Premium (duas
cores). Segundo a própria Hyundai, a motorização “mil” é responsável por mais
de 70% das vendas totais do modelo em Portugal, o que demonstra a importância desta
solução. Assim, já era de esperar que a mesma continuasse neste restyling, contudo,
de referir que sofreu algumas melhorias que permitem, de acordo com a marca,
reduzir em 7% a emissão de CO2, bem como uma ligeira descida nos consumos.
Depois de algumas horas e alguns quilómetros ao volante do
novo Kauai, percebemos o trabalho que foi feito no que diz respeito ao aperfeiçoamento
da suspensão. De facto, a Hyundai realizou algumas melhorias neste ponto ao
conseguir um melhor equilíbrio entre conforto e dinâmica de condução. De um
modo geral, continua a ser um SUV agradável e fácil de conduzir numa utilização
diária.
Para quem não quiser uma aposta a gasolina, a Hyundai conta
ainda com uma nova motorização Diesel Mild hybrid. Falamos do já conhecido 1.6
CRDi que conta agora com um apoio elétrico de 48V e que debita 136 cavalos. Ao
contrário do “mil” que apenas está equipado com caixa manual, a variante Diesel
tem uma opção automática DCT.
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