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Conduzimos o BMW iX, o novo modelo 100% elétrico da marca alemã

By on 27 Outubro, 2021

O BMW iX chega com uma plataforma dedicada a carros elétricos, várias novidades tecnológicas e uma autonomia que pode ir até aos 631 km na versão xDrive50.

A BMW vai aumentar a oferta 100% elétrica com o iX, um modelo que recorre a uma plataforma criada de raiz, e não uma adaptação como acontece, por exemplo, no iX3 que já testámos. Para além disso, a marca bávara tem neste modelo o novo porta-estandarte no que a tecnologia diz respeito, ao mesmo tempo que aposta forte na sustentabilidade. Ao contrário do que é comum no Automais, não vamos começar pelo exterior, mas sim pelo interior. Isto porque, segundo conta a BMW, este veículo foi construído de dentro para fora. Ao abrir a porta, somos presenteados com todo um novo mundo nunca antes visto na marca bávara.

“Montra tecnológica”

O principal destaque é a inclusão de um painel curvo, direcionado para o condutor, que engloba os ecrãs do painel de instrumentos de 12,3 polegadas e do ecrã central com 14,9 polegadas. Com uma definição a roçar a perfeição, contamos com a nova geração do sistema operativo da marca bávara, o 8, que foi desenvolvido em parceria com a Critical TechWorks em Portugal. Esta nova versão está bastante intuitiva e apresenta um formato bem ao género de um smartphone, ou seja, os menus estão “arrumados” por ícones num menu geral. Já a “homepage” pode ser personalizada de acordo com os gostos do condutor. Destaque para a inclusão de aplicações de terceiros como é o caso de Spotify.  

Para além disso, a BMW quis tornar o interior do iX mais minimalista. Para tal, os botões físicos foram reduzidos ao mínimo possível. A consola central, agora separada do tablier, mantém o comando rotativo de comando do infotainment que é uma mais-valia, principalmente na condução. Este é acompanhado por outros comandos como selecionador de modos de condução, botão do volume ou câmaras. Também novidade é a substituição do típico seletor de velocidades por um botão de menores dimensões. De um modo geral, o BMW iX diferencia-se bastante dos restantes modelos da marca bávara, quase como uma “montra tecnológica” que antevê o futuro.

Espaço para todos

Uma das grandes vantagens da criação de uma plataforma dedicada a carros elétricos é a melhoria da habitabilidade. Apesar de ter sensivelmente as mesmas dimensões do BMW X5, o iX tem um espaço interior superior. Adultos com mais de 1,80 cm viajam com conforto graças ao espaço abundante para pernas e cabeça. A plataforma dedicada não necessita de um túnel central, ajudando a tornar o lugar do meio utilizável.

Agora sim, o exterior

No que toca ao exterior, a BMW fez questão de revelar que adotou um design “monolítico”. Isto significa que os designers quiseram dar a este modelo a ilusão de que se trata de uma única peça, dado esse que ajuda a melhorar a aerodinâmica. Apesar das dimensões, o BMW iX tem um coeficiente aerodinâmico de 0,25, valor equivalente ao coupé i4 que tem 0,24. A título de curiosidade, a BMW foi de tal maneira ao extremo que nem o capot podemos abrir, tarefa essa que é feita apenas pelos mecânicos da marca. A única coisa que consegue abrir na secção dianteira é o símbolo, visto que se trata do local onde se adiciona o líquido para limpar o para-brisas. Este design permite também “esconder” toda a tecnologia de assistência à condução, um dado que a BMW chama de “Shy Tech”. De facto, coisas como o radar ou câmaras estão instaladas atrás da grelha dianteira “duplo rim”.

Primeiros quilómetros ao volante do BMW iX

Durante a apresentação, tivemos a possibilidade de ter um primeiro contacto com o BMW iX na versão xDrive50, a mais potente do modelo. Equipado com dois motores elétricos, um por eixo, esta variante debita 523 cv e 765 Nm de binário, potência suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e atingir uma velocidade máxima limitada a 200 km/h. A bateria com 105 kWh de capacidade permite percorrer até 631 km com um único carregamento, uma das melhores autonomias do mercado.

Desde os primeiros quilómetros que percebemos que a BMW apostou forte no conforto, onde se destacam os bancos com uma qualidade verdadeiramente premium. Também em muito bom plano encontra-se a insonorização do habitáculo que deixa os sons indesejados do lado de fora. Após sensivelmente duas horas ao volante do BMW iX, percebemos que a marca bávara conseguiu encontrar um bom equilíbrio entre conforto e capacidade dinâmica. Ao ativarmos o modo Sport, o iX fica com uma afinação de suspensão mais firme e uma direção mais precisa, enquanto a reposta ao acelerador, que já é impressionante nos restantes modos de condução, fica mais sensível. Ficámos surpreendidos pelas capacidades dinâmicas deste modelo que pesa sensivelmente 2,5 toneladas. Em curvas rápidas a transferência de massas é mais contida do que seria de esperar e na saída das curvas conseguimos manter toda a potência no chão.

Já a um ritmo quotidiano, o BMW iX beneficia de um modo de regeneração com diferentes níveis, sendo o adaptive, na nossa opinião, a escolha mais indicada. Isto porque, este adapta a força da travagem de regeneração de energia mediante as condições da estrada ou trânsito. Assim, se não tiver nenhum carro à sua frente e tirar o pé do acelerador, o veículo desliza na estrada praticamente sem qualquer atrito. Caso os sensores e câmaras do veículo detetem um veículo, a travagem regenerativa abranda o veículo mantendo uma distância de segurança.

Preço arranca nos 89 150€

Com chegada prevista ao mercado português já em novembro de 2021, o BMW iX vai ser oferecido em duas versões. Começando pela base, o iX xDrive40, termos dois motores elétricos que debitam uma potência combinada de 326 cv e 630 Nm de binário. A potência chega às quatro rodas motorizes, o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos. Já a bateria de 76,6 kWh (71 kWh de capacidade útil) garante até 425 km de autonomia. O iX xDrive40 tem um preço base de 89 150€.

Por outro lado, para quem procura um pouco mais de potência, mas também de autonomia, vai encontrar o BMW iX xDrive50. Já a versão testada tem um preço base de 107 000 €.

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