Como um Scorpion ganha vida: A criação do Abarth 500e
A elegante agressividade do Escorpião e as suas formas arrojadas mas suaves ganham vida no design do Abarth 500e, que também foi inspirado na forma física do animal.
Um mergulho profundo no processo de conceção do Scorpion eletrificado, único e apelativo, cujo design foi concebido seguindo o traçado do emblema histórico, uma vez que a alma do veículo incorpora a sua potência, leveza e força aerodinâmica.
A agressividade elegante do Escorpião e as suas formas arrojadas mas suaves ganham vida no design do Abarth 500e, que também se inspirou na aparência do animal urticante para realçar a sua potência, leveza e força aerodinâmica.
Ao estudarem o design do Abarth 500e, os designers de automóveis do Centro Stile tentaram tecer a essência animal nos interiores e exteriores do moderno Scorpion eletrificado.
A garra do escorpião é o que se nota primeiro no Abarth 500e, uma vez que está presente não numa, mas em duas partes do processo criativo: o pára-choques dianteiro e as jantes. O primeiro é 30 mm mais comprido do que o normal, com uma asa lateral aerodinâmica que oferece grande resistência e estrutura.
A segunda, tanto na versão de 17” como na versão de 18” com corte diamantado, reforça a circularidade do elemento e melhora o aspeto do automóvel do ponto de vista lateral.
As pernas do escorpião estão presentes no design do aero amortecedor, que não só é funcional, uma vez que permite a passagem do ar, como também tem um aspecto único.
A aerodinâmica é reforçada graças à aba frontal ligada à saia lateral – uma característica aerodinâmica que melhora as performances. Inspirada na linguagem de design da carapaça protetora do escorpião, ajuda a cobrir as rodas da frente e aumenta o desempenho aerodinâmico.
Com o objetivo de expressar desportividade e melhorar a penetração aerodinâmica, os designers re-imaginaram a frente do automóvel, tornando-a mais baixa e mais comprida.
A sua extrema leveza resulta também da supressão da ‘sobrancelha’ superior do DRL no capot, uma decisão tomada pelos designers para criar uma expressão de iluminação decisiva mais desportiva e assertiva, o que leva a uma maior redução de peso.
Além disso, na frente, a presença reforçada da ousada linha vermelha conhecida como Omega Sign, destaca de cima a colocação da nova escrita Abarth, que tem o logótipo histórico mais pequeno colocado no topo, na borda do capot. Na traseira, a forma triangular do escorpião encontra o seu caminho na nova interpretação do extractor aerodinâmico, que foi realçado pelo acento de cor branca da inserção, fazendo uma ligação original com as barbatanas verticais.
“Agarrar a fera pelas garras” foi o lema que alimentou a decisão dos designers de revolucionar (como aconteceu com o Ritmo Abarth) o design de condução, trazendo a agressividade do escorpião para o volante. Numa referência explícita a um antigo carro de rali, os designers decidiram adicionar não 2 mas 3 raios ao volante, reforçando o carácter desportivo do carro e criando uma síntese perfeita entre o passado e o futuro.
O escorpião é também um dos protagonistas indiscutíveis do design do interior, que foi concebido com precisão para maximizar o conforto de condução. O dualismo do corpo do animal, com a sua forte rigidez e fluidez confortável, é recriado nos bancos. Com o contorno de um escorpião, os bancos são instalados em secções arrojadas que oferecem o máximo conforto e uma contenção lateral segura. Além disso, a fim de captar plenamente a essência da marca, os elementos do património e da inovação foram misturados e transferidos para o design do logótipo de assinatura Scorpion.
Ao mudar a sua missão, foi necessário redesenhar o logótipo de assinatura Scorpion para comunicar uma transformação: do que a Abarth sempre representou para a sua nova natureza totalmente eléctrica. Assim, não é “apenas uma assinatura”, mas representa a união de desempenho e inovação, diversão e sustentabilidade. No exterior, o estigma Abarth domina o capot, num regresso verdadeiramente nostálgico à história da marca.
O logótipo eletrificado está também presente nas jantes, sem o raio, e na lateral com ele. O interior também é sacudido pelo novo Scorpion: o logótipo é, de facto, visível no apoio de cabeça, no volante, nos revestimentos dos bancos e enquadrado de forma central nos pedais em glitter que, com as suas formas arrojadas, se assemelham à nova linguagem comunicada pelo redesenho.
Com o objetivo de impregnar todo o automóvel de um contraste entre desportivismo e ‘premiumness’, e traduzir também os aspetos elétricos do novo Scorpion, foi dada grande atenção também às cores e aos acabamentos.
A ousada e energética cor verde ácido está associada à velocidade e ao desempenho, enquanto a cor azul veneno, mais sofisticada, cria uma sensação de elegância e modernidade. No interior, a potência e a qualidade superior fundem-se graças a uma escolha de cores escuras e quentes, que também acrescenta um toque elegante e futurista.
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