Como é a autonomia de 36 carros elétricos em autoestrada?
A publicação alemã Autobild realizou um interessante comparativo em que analisa a autonomia de 36 carros elétricos a uma velocidade constante de 130 km/h na autoestrada e retirou algumas conclusões interessantes.
Não é novidade para ninguém que os carros elétricos se sentem nas “sete quintas” quando andam em circuito urbano, especialmente se andarem constantemente a travar/acelerar, porque dessa forma vão regenerando a bateria. E os ‘consumos’ em cidade colocam um sorriso de orelha a orelha aos condutores.
Mas isso não sucede em autoestrada, onde foi feito o teste dos 130 Km/h.
Há várias razões para isso, mas é muito mais difícil aos carros recuperar energia.
A primeira conclusão é que, em média, a autonomia real dos carros elétricos é 35% inferior à homologada nesse cenário. Só sete dos 36 carros perderam menos de 30% da sua autonomia relativamente à cifra combinada WLTP, e nenhum superou os 500 km de autonomia em condições reais de circulação.
Seja como for, a tabela deve ser vista com alguma parcimónia, porque não é muito fiável, em primeiro lugar porque o teste não foi feito com todos carros ao mesmo tempo na mesma estrada e por isso com diversas temperaturas ambiente e isso faz muita diferença.
Em segundo lugar, sendo verdade que 130 Km/h é uma boa média ‘real’ para autoestrada, embora em Portugal a velocidade máxima seja de 120 Km/h, todos sabemos que há uma boa percentagem que circula até aos 140 Km/h (alguns até mais, mas isso é outra história), mas convém deixar claro que fazer este teste, por exemplo a 110 Km/h os resultados seriam completamente diferentes, e mesmo a 120 Km/h, que talvez fosse a bitola certa para o teste e os resultados seriam, igualmente, diferentes.
Portanto, deve olhar-se para a tabela seguinte como indicativa, e não absolutamente fiável.
Seja como for, dá uma boa ideia do que é andar em autoestrada com um elétrico.
Os resultados não são muito surpreendentes, nuns casos excedem as expectativas, noutros defraudam, fica claro que a autonomia das baterias cresce a olhos vistos, mas há ainda um longo caminho a percorrer até que se iguale a as autonomias dos motores a combustão, em todos os tipos de carros e classes.
Aqui fica a tabela, por ordem alfabética.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
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