Como anda o mercado de usados?
O Standvirtual acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, um documento que se baseia em dados disponíveis na sua plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual são analisados detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de julho.
À semelhança do mês passado, continua a sentir-se uma escassez de oferta no mercado de usados, incluindo na tipologia de combustível mais procurada, o Diesel. Também nos Elétricos, Híbrido Diesel e GPL a procura está acima da oferta existente no mercado. Nas categorias de Gasolina e Híbrido Gasolina, apesar da procura estar abaixo da oferta existente, o número de visualizações supera a oferta disponível.
No que se refere ao combustível e segmento, em julho de 2021 os combustíveis com maior taxa de procura foram o Diesel e a Gasolina, registando respetivamente 66% e 26 % da procura. Ainda assim, verificou-se que, ao contrário da Gasolina, a oferta de anúncios de carros a Diesel revelou-se ligeiramente abaixo da procura, marcando uma diferença de aproximadamente -2%.
Relativamente ao segmento mais procurado, destacam-se as Carrinhas (19%), os SUV (13%) e os Citadinos (17%).
Quanto aos preços, neste mês de julho, no que respeita à oferta e procura de carros por intervalo de preços, pode-se verificar que o grupo dos 10.000€-25.000€ registou novamente a maior percentagem de oferta no site, continuando a representar mais de metade dos anúncios do Standvirtual. Por outro lado, apesar de ser o grupo com maior percentagem de visualizações (39%), as visualizações estão abaixo da oferta de anúncios.
O contrário acontece na maioria das restantes categorias de preços, nas quais há claramente mais visualizações do que número de anúncios disponíveis.
quanto às marcas, no intervalo de preços onde foi registada mais oferta e visualizações (10.000€-25.000€) pode-se dar destaque a alguns modelos de carros mais vistos durante este mês. São eles o Mercedes-Benz Classe C, o Mercedes-Benz Classe CLA e o BMW Serie 1, que representaram respetivamente 0,25%, 0,24% e 0,24% do total da procura.
Ainda assim, pode verificar-se que a quantidade de visualizações de anúncios destas marcas/modelos ficou abaixo da quantidade de anúncios oferecida, o que não acontece em outros modelos ou categorias.
A falta de oferta de anúncios relativamente ao número de visualizações sente-se maioritariamente nos carros abaixo dos 5.000€, sobretudo nos modelos BMW Serie 3 (1999 e 2000); e nos carros acima de 40.000€, sobretudo o Porsche 911 e o Tesla Modelo 3.
Por fim, quanto ao ano de matrícula, relativamente ao número de visualizações de anúncios por ano de matrícula, destaca-se que os carros matriculados entre 2015 e 2017 continuam a ser os maios procurados, à semelhança do mês de junho. Por outro lado, em julho, a procura por carros com ano de matrícula a partir de 2017 registou uma redução significativa relativamente ao mês anterior.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários